Futebol

Vasco aposta no estilo conservador para se recuperar no Brasileirão

Vasco e Cruzeiro são equipes que estão enfrentando situações difíceis no cenário do futebol brasileiro e coincidentemente optaram por serem comandadas por técnicos experientes e vitoriosos, mas que seguem o estilo conservador de jogar. Os desafios são de alta complexidade e com poucas chances reais de sucesso imediato.

Vanderlei Luxemburgo reassumiu o Vasco com a missão de fazer uma campanha de recuperação para tirar o clube da zona de rebaixamento do Brasileirão e galgar melhores posições, como fez na edição passada do campeonato, quando conseguiu a classificação para o clube carioca disputar a Copa Sul-Americana. Já, Luiz Felipe Scolari, assumiu a difícil missão de reestruturar o Cruzeiro, retomar a identidade vencedora e trazer o time mineiro de volta à elite do futebol nacional.

São dois clubes tradicionais, de história de vitórias e títulos, mas que vivem momentos difíceis tanto estrutural como financeiramente falando. Acredito que a escolha por Luxemburgo e por Felipão, foi condicionada ao fato das equipes precisarem de motivação para jogarem e não esmorecerem frente a gama de dificuldades presentes no dia a dia do clube, além é claro do fator financeiro.

Nestes casos, os dois técnicos estavam disponíveis no mercado, com histórico de não terem tido êxito nos últimos trabalhos desenvolvidos e não estarem figurando entre os mais cogitados para assumirem um clube. Para os treinadores, o grande desafio poderia coloca-los novamente em evidencia no mercado, agora como técnicos que salvaram as equipes sem usar conceitos do futebol moderno.

A blindagem total do elenco não era possível, por isso o maior incentivo seria o progresso em campo para reequilibrar a equipe visando estabilidade e maior rendimento. Mas, é difícil apresentar futebol vistoso, com elenco com poucas opções de qualidade e com esquema de jogo conservador.

Tanto Luxemburgo como Felipão costumam montar suas equipes com prioridade em defesa segura e velocidade para agredir o adversário. Ambos usam o estilo reativo de jogar e apostam na agressividade de atacantes de lado para produzir lances perigosos. O momento realmente não era para inovações táticas, somente técnicos tarimbados e com linha motivadora teriam mais chances de ter sucesso.

O Vasco, com a contratação do técnico português Ricardo Sá Pinto, tentou recuperação utilizando ideias mais modernas. Porém, a oscilação de desempenho permaneceu e a situação se agravou levando o time para o Z4 e ainda não está livre do rebaixamento. Já apresentou melhoras com o trabalho de Luxemburgo, conseguindo 4 pontos em três rodadas. Como faltam oito rodadas para o término do campeonato ainda há tempo de melhorar a classificação.

A situação do Cruzeiro é mais difícil, tanto é que nessa temporada, matematicamente não será possível retornar para a série A. A derrota para o Juventude na última rodada tirou as remotas chances de chegar à quarta colocação. Mas, a campanha de recuperação, parece estar dando certo, melhorando as sérias dificuldades táticas que apresentava e saindo da zona de rebaixamento da série B.

Embora a fase atual do futebol brasileiro esteja voltada para técnicos emergentes que adotam conceitos modernos baseados na troca de passes e modo controlador de jogar, lidar com a pressão de possível rebaixamento exige postura mais enérgica. Os técnicos mais experientes, geralmente, costumam tentar minimizar os riscos e chamar para si as responsabilidades. Por esses aspectos, tornam-se os mais indicados para superar grandes desafios.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir