Mercado

Vasco aproveita extensão do prazo para tentar reforçar mais o elenco

Diretor-esportivo do Vasco, Paulo Bracks pediu para falar nesta quarta-feira, antes da apresentação do centroavante Rwan Cruz, que será emprestado pelo Santos até o fim da temporada e é o 14ª reforço contratado pelo clube. Ele apresentou um balanço do movimento vascaíno no mercado nos três meses de janela.

A janela de transferências, a princípio, seria encerrada na terça-feira (dia 4), mas foi estendida até o dia 20 para chegadas e saídas de jogadores que disputaram os estaduais neste início de ano - para contratações internacionais, portanto, ela já está fechada.

- Eu pedi para falar um pouco antes da apresentação porque ontem se encerraria a janela de transferências. Acho prudente e adequado fazermos um balanço dessa janela. A janela de transferências se iniciou dia 10 de janeiro e se encerraria ontem, 4 de abril. Fazendo uma projeção de 10 de abril, estamos falando de 90 dias de janela, três meses. Em 90 dias de janela, o Vasco realizou 14 contratações. Se não quiser contar o Andrey como contratação, pela saída e entrada, vamos falar de 13. O que significa dizer que o Vasco contratou um jogador por semana na janela - lembrou o dirigente.

- Temos 70% desses jogadores acima de 25 anos, numa idade que a gente entende no futebol que esperamos o pico de performance desse jogador. O que também significa que abaixo dessa idade temos um processo de adaptação do jogador ao futebol profissional, a gente contratou 4 jogadores desse perfil. A maioria, então, foi acima de 25. De 25 até 29. Hoje o elenco do Vasco não tem mais que três jogadores acima de 30 anos de idade. Dentro do nosso elenco hoje a gente praticamente tem ou jogador contratado ou jogador de base, formado pelo Vasco. Dentro do projeto que hoje vigora no Vasco, do grupo, da 777, a gente tem a necessidade de desenvolver esses jogadores - acrescentou Bracks.

Um dos perfis do nosso trabalho é o desenvolvimento desses atletas de base, de um Paulinho, de um Lyncon, de um Riquelme, Barros, Rodrigo, do Galarza, Marlon, próprio Andrey, Pec, Figueiredo, Erick Marcus, Rayan... São atletas que a gente vai trabalhar muito para desenvolver porque são o presente e o futuro do Vasco

— concluiu.

Paulo Bracks lembrou, ainda, que a janela não fechou. E que, até o dia 20, o Vasco vai tentar fechar com "mais uma ou duas peças".

- Então acho importante fazer esse balanço de janela, que não é um fechamento. Com prazo, a gente ainda busca uma ou duas peças que podem ou não chegar. Porque um jogador não necessariamente vem porque a gente quer, existem vários fatores que impedem uma contratação. O elenco não está fechado. Mas todos que vieram, vieram com a nossa convicção de que são aptos a jogarem no Vasco e auxiliarem nesse novo processo. Esse é o nosso elenco hoje, esse é o nosso perfil, o balanço que fizemos desde o dia 10 de janeiro - disse o diretor-esportivo do Vasco.

- Não estamos aqui para contratar volume, jogadores a esmo, que não vão contribuir para o projeto do Vasco. Isso demanda tempo, nós vamos manter o nosso objetivo de ser competitivo e ser sólido dentro do ano de 2023. E o projeto do Vasco não é para 2023, o projeto se inicia em 2023. É o primeiro ano desse novo processo. A meta vai ser cumprida, com muita convicção nos passos que estamos dando - arrematou.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri