Vasco, Botafogo e Fluminense jogam vida na quarta-feira

30/01/2006 às 12h31 - FUTEBOL

Após o fim da quarta rodada do Campeonato Carioca, nenhum dos \"grandes\" do futebol carioca está classificado para a semifinal da Taça Guanabara. Apenas o Americano está na fase final do primeiro turno, que já tem o Flamengo eliminado.

Mas o Botafogo está muito perto de conseguir a vaga no grupo B. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a equipe tem 99% de chances de seguir na disputa da fase. Para se classificar, precisa de apenas um empate contra o América quarta-feira, às 19h30m, no Maracanã. Nem mesmo a derrota significa a eliminação da equipe. Se perder, o time da Estrela Solitária precisa torcer para que Vasco e Volta Redonda não vençam, respectivamente, Friburguense e Madureira.

O time de São Januário está em situação mais complicada na chave. Em terceiro, o Vasco tem apenas 24% de chances, nas contas do matemático. Para se classificar, precisa de uma vitória sobre o Friburguense na quarta-feira, às 19h30m, em Friburgo. Mas isso apenas não basta, pois terá de torcer por um tropeço do América para entrar na próxima fase - ou então, golear e ultrapassar o adversário no saldo de gols.

O grupo A, que tem o único time classificado até agora, o Americano, tem o Fluminense com as maiores chances de avançar. O Tricolor tem 71% de chances de entrar na semifinal da Taça Guanabara. Para isso, o time precisa derrotar o Cabofriense, às 21h45m de quarta-feira, no Maracanã, para não depender de outro resultado. Caso o time empate, o Tricolor precisará torcer por um tropeço do Nova Iguaçu, que tem seis pontos e joga contra a Portuguesa, já eliminada.

Vale lembrar que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, seguido de saldo de gols e número de gols.

Fonte: GloboEsporte.com