O Corinthians defende um tabu de 18 anos contra o Vasco nesta quarta-feira (17), pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. O Timão não perde para a equipe carioca em São Paulo desde 2007, ano do rebaixamento do clube alvinegro à segunda divisão.
Na ocasião, o Vasco venceu por 1 a 0, no Pacaembu, com gol de Alan Kardec, em partida que contribuiu para o rebaixamento do Corinthians no Campeonato Brasileiro.
Desde então, são 14 jogos de invencibilidade corintiana, com 11 vitórias e três empates. O Vasco, portanto, nunca venceu o Corinthians na Neo Química Arena, estádio inaugurado em 2014.
O retrospecto recente entre as equipes, considerando partidas disputadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, é amplamente favorável ao Corinthians. Nos últimos 25 confrontos, o Vasco venceu apenas uma vez, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2024. O Timão, por sua vez, soma 16 vitórias, além de oito empates.
Em confrontos de mata-mata, ao longo da história, o Corinthians também leva ampla vantagem. Em seis eliminatórias disputadas entre os clubes, o Timão levou a melhor em cinco. A única vitória do Cruzmaltino ocorreu no Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, em 1953.
Já o Corinthians eliminou o Vasco na final da Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo, em 1929; na semifinal da Copa do Brasil de 1995; no Mundial de Clubes de 2000; na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2006; na semifinal da Copa do Brasil de 2009; e nas quartas de final da Copa Libertadores de 2012.
O jogo de ida da final da Copa do Brasil será disputado nesta quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), em São Paulo. A partida de volta acontece no domingo (21), às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
O Corinthians eliminou o Cruzeiro na semifinal, enquanto o Vasco levou a melhor sobre o Fluminense. Os times se classificaram via penalidades máximas.
Sequência invicta do Corinthians contra o Vasco em SP
Mais lidas