Futebol

Vasco busca recuperar maus resultados e quebrar jejum de vitórias

Buscando a recuperação após a derrota por 3 a 1 para o Santos pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Vasco volta a campo neste sábado, às 16h30 (de Brasília), para visitar o Tupi, no Estádio Municipal Jornalista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG), pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time carioca também não ganha há dois jogos na segunda divisão, vindo de empate por 1 a 1 com o lanterna Sampaio Corrêa.

Apesar da sequência de resultados negativos, o Vasco ainda lidera a Série B com 40 pontos, enquanto o Tupi segue mergulhado na zona de rebaixamento com apenas 18 pontos e tenta se recuperar da derrota de 2 a 1 para o Goiás. Jorginho, comandante do Vasco, alertou seus jogadores sobre os perigos da equipe mineira, mesmo com o rival ocupando a parte de baixo da tabela de classificação.

"Esta Série B já nos mostrou que não existe jogo tranquilo e que a posição dos times na tabela de classificação não costuma dizer muita coisa. No último fim de semana pegamos o lanterna e não conseguimos os três pontos. Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para este jogo e deixa o Tupi, mesmo precisando ganhar, em situação mais confortável. Portanto, é fundamental que cada um exija o máximo de si dentro de campo para atingirmos o nosso objetivo", disse o comandante.

Sobre o estado de espírito dos jogadores, que se mostraram abalados após o jogo do meio de semana, o elenco garante que o revés diante do Peixe não vai ter interferência no choque contra os mineiros. Além disso, o meia Andrezinho quer deixar a disputa pela Copa do Brasil de lado neste momento.

"O Vasco tem plenas condições, com todo respeito ao time do Santos, de mudar essa realidade em São Januário. Porém, o mais importante agora não é pensarmos nisso e sim virarmos a chave e focarmos na próxima partida pela Série B. Temos que chegar bem neste segundo turno, voltar a ganhar jogos e nos aproximarmos do acesso. Se conseguirmos isso, vai ser importante até mesmo para nos ajudarmos na Copa do Brasil", disse o apoiador.

Como de costume, Jorginho só vai revelar a escalação minutos antes do confronto e tem fechado os treinos de preparação da equipe, que seguiu diretamente de Santos para Juiz de Fora, tendo pouco tempo para treinar. O atacante Eder Luis pode ganhar uma oportunidade entre os titulares, pois vem entrando bem no time. Se isso acontecer, a tendência é que Jorge Henrique fique como opção no banco de reservas.

Pelo lado do Tupi, o técnico Estevam Soares quer ver sua equipe com personalidade. "Nós precisamos nos impor diante do Vasco, pois temos que fazer prevalecer o nosso estilo quando jogamos dentro de casa. Tenho grande respeito pelo nosso adversário, mas sei que apenas a soma dos três pontos pode nos interessar neste momento da competição. Temos que ter vontade e muita obediência tática, colocando em prática tudo aquilo que foi trabalhado de melhor ao longo da semana. Um minuto de desatenção diante do Vasco pode custar o trabalho todo", analisou Estevam Soares, tentando demonstrar otimismo.

O Tupi tem mudanças para este jogo. O volante Renan deve assumir a vaga de Recife, que não vem agradando. Já o meia Pedrinho está de sobreaviso, pois Felipe Alves não conseguiu trabalhar durante a semana por conta de dores na coxa direita e pode ser vetado.

No primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram em São Januário, no Rio de Janeiro. Em um jogo sonolento, o Vasco ganhou por 1 a 0 graças a um gol de cabeça do zagueiro Luan.

Fonte: ESPN
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Boca Juniors Boca Juniors 3
    Copa Sul-Americana Maracanã
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Puma 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 25 (42,37%)
Empates 16 (27,12%)
Derrotas 18 (30,51%)
Total 59
Gols
Marcados 80 (55,94%)
Sofrido 63 (44,06%)
Total 143
Saldo 17
Cartões
Amarelos 117 (92,13%)
Vermelhos 10 (7,87%)
Total 127