Futebol

Vasco busca valorização dos jogadores da base para reforçar o elenco

Pelas declarações de dirigentes estatutários e por sua movimentação de mercado, percebe-se a dificuldade do Vasco para montar um time competitivo.

O clube não tem dinheiro para investir apostas cobiçadas por rivais da Série A, e vive às voltas com o descrédito natural gerado por sua realidade financeira.

Desta forma, tenta atrair possíveis parceiros (clubes e empresários) com a única “moeda” de valor que existe hoje em seus cofres: as jóias da base.

Momento difícil.

A devastadora passagem de nove meses de Alexandre Pássaro na direção do futebol do clube deixou sequelas difíceis de serem minimizadas no curto prazo.

Porque além de rebaixa-lo e não tê-lo recolocado na divisão principal, o gestor inventado por Jorge Salgado fez péssimo movimento nas janelas de mercado.

O Vasco está, de novo, sem os R$ 100 milhões pagos aos clubes da Série A, com elenco desvalorizado e sem um time estruturado.

Dos 13 jogadores contratados por Pássaro, apenas três permanceram, sendo o meia Nenê, com 40 anos, o único com status de titular nos planos de Zé Ricardo.

Pior: as principais referências do elenco, como Castán e Cano, se desgastaram com a torcida em meio a tanto insucesso...

... e jovens que demonstravam algum talento no sub 20, como MT, Juninho e Bruno Gomes, perderam a confiança e a esperança de triunfar no clube.

O processo de reconstrução, portanto, não é dos mais fáceis de ser colocado em prática.

Carlos Brazil, ex-diretor da base que retornou para ajudar no reparo dos estragos feitos pelo advogado paulista, já percebeu que não há outra saída.

E busca parcerias estratégicas para, com criatividade, conseguir mais dois ou três jogadores de expressão para encorpar o elenco.

O Athlético-PR demonstra interesse no versátil MT e o Internacional andou flertando com o volante Bruno Gomes.

No estágio em que o Vasco se encontra, isso não é ruim.

Pelo contrário.

Principalmente, se o experiente Brazil conseguir a valorização das pratas da casa como moeda para a chegada de bons reforços.

Não há margem para erro de avaliação - sob risco de o clube não ter um feliz 2022…

 

Foto: Rafael Ribero / Vasco

Fonte: Coluna Futebol Coisa & Tal/ Gilmar Ferreira- Extra
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (35,59%)
Empates 19 (32,20%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 85 (54,49%)
Sofrido 71 (45,51%)
Total 156
Saldo 14
Cartões
Amarelos 125 (94,70%)
Vermelhos 7 (5,30%)
Total 132