O Vasco acertou a contratação do zagueiro Alan Saldivia. Após negociações que se arrastaram pelas últimas semanas, o clube, enfim, chegou a um acordo com o Colo-Colo nesta sexta-feira. O defensor uruguaio viaja ao Brasil nos próximos dias para realizar exames e assinar contrato em definitivo por três anos, com opção de renovação por mais uma temporada.
A diretoria havia encaminhado um acordo pela negociação para garantir 50% dos direitos econômicos do jogador. Na última quarta-feira, Anibal Sosa, diretor do Colo-Colo, chegou a afirmar que o clube chileno já havia aprovado a saída do zagueiro para o Vasco. No entanto, posteriormente, houve mais uma rodada de negociações para ajustar as porcentagens.
A diretoria fechou a compra em definitivo de 55% dos direitos econômicos do atleta. Posteriormente, poderá adquirir uma nova porcentagem.
Alan Saldivia, do Colo-Colo, em partida contra o Fluminense na Libertadores de 2024. — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
As negociações foram concretizadas com a intermediação do empresário Marco Vanzini. Para acertar a contratação, o Vasco contou com o desejo de Saldivia. O zagueiro vê com bons olhos uma transferência para o futebol brasileiro e havia manifestado ao Colo-Colo a sua intenção de vir para o clube carioca.
Diniz sempre foi o principal entusiasta da chegada do uruguaio. A pedido do treinador, a diretoria vascaína vem monitorando a situação de Saldivia no Colo-Colo desde agosto do ano passado. E, no início da última semana, retomou as negociações com o clube chileno.
Natural de Rivera, no Uruguai, Saldivia é cria das categorias de base do Defensor Sporting. Chegou ao Colo-Colo em 2022 e acumula 94 partidas nas últimas três temporadas no futebol chileno.
O Vasco entende que Alan Saldivia será um bom nome para compor o elenco para a temporada 2026, já que o clube terá que reformular o setor da defesa com as saídas de Maurício Lemos (rescisão do contrato) e Lucas Oliveira (de saída para o Mirassol). O clube estreia no Campeonato Carioca no próximo dia 15, contra o Maricá, em casa.