Futebol

Vasco começa a planejar próxima temporada e equipe vai buscar renovação

Foto: Unsplash

O ano de 2022 do Vasco ficará marcado pelas grandes mudanças, sobretudo nos bastidores do clube. A chegada da 777 Partners mudou completamente as finanças vascaínas, e o sonho do torcedor é por um elenco sólido na próxima temporada. O planejamento parece ter começado, e o foco é por uma renovação completa, principalmente pela campanha abaixo da crítica na Série B. Alguns jogadores, como o meia Alex Teixeira, podem não ficar.

Essa não renovação foi notícia aqui no site recentemente, assim como algumas das reformulações que estão acontecendo nos bastidores. Mudanças necessárias por conta do futebol apresentado na Série B. Em 29 rodadas disputadas, o Vasco conseguiu apenas 45 pontos e um aproveitamento de 51%. Números ruins, se comparamos com o Cruzeiro, por exemplo, que tem 71% com a mesma quantidade de jogos. Ou seja, será preciso mudar e renovar o elenco atual.

A saída de Alex Teixeira não deve acontecer por falta de qualidade do jogador, mas sim por uma mudança no perfil do elenco. O meia Paulinho, que atuou com no cruzmaltino entre 2017 e 2018, é uma das possíveis contratações pensando em 2023. Ainda faltam alguns meses para o final da temporada, mas isso não impede a busca por reforços de maneira adiantada. A torcida vai cobrar por mudanças, que devem acontecer. Uma nova equipe é esperada para 2023.

Na derrota para o Grêmio por 2 a 1, pela 29ª rodada, o Vasco mostrou algumas deficiências que não podem se repetir. Se disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, o nível do elenco precisa melhorar para que o resultado venha. Os 24 gols sofridos em quase 30 jogos é algo alarmante, principalmente pela boa temporada que faz o goleiro Thiago Rodrigues. Muitas coisas precisam mudar neste sentido, e a torcida vai cobrar isso rapidamente.

Poucas hipóteses na Série B

Desde o início da Série B, o Vasco entrou em campo como grande favorito para ser campeão. Entretanto, isso não se confirmou com o tempo, e a equipe chega na reta final da competição com poucas chances de levantar a taça. Segundo números da KTO, site de aposta esportiva, o Cruzeiro é o grande favorito ao título e apenas Bahia e Grêmio ameaçam a campanha mineira. O Vasco tem menos de 5%, e precisa se preocupar com a posição no G4.

A disputa nunca foi muito a favor do Vasco, e os resultados ruins fora de casa acabaram destruindo o sonho do título. O aproveitamento fica abaixo dos 40%, inaceitável para uma equipe que era favorita para a disputa. A sorte é que em São Januário o aproveitamento fica acima dos 70%. Ou seja, existe claramente uma dificuldade em atuar longe dos torcedores. Por isso, a chegada de jogadores mais preparados é muito necessária para o futuro do time.

Uma das formas de aproveitar a Série B atual é conseguir identificar todos os problemas que apareceram em campo. Além do aproveitamento ruim fora de casa, o ataque vascaíno também demonstrou um rendimento abaixo dos líderes. Enquanto isso, na questão da disciplina, o Vasco faz um trabalho excelente. Não teve nenhum jogador expulso até a 29ª rodada, e apenas 11 amarelados. Apenas para se comparar, o Grêmio teve 51 amarelados e três expulsos.

Trabalho nos bastidores

A principal maneira de atrair jogadores de qualidade para o Vasco é com o uso de agentes. Esses profissionais costumam facilitar as negociações, e vários clubes da Série A atuam dessa maneira. O Corinthians é um exemplo, assim como outros. Por isso, se olharmos para os bastidores, vamos perceber que a movimentação será cada vez mais intensa até o final da temporada.

Isso não quer dizer que novas contratações serão feitas nas próximas semanas, mas que muito trabalho está sendo feito pensando no início de 2023. A busca é por vários jogadores, por isso o trabalho será maior. A 777 Partners promete alguns milhões para transformar tudo isso em realidade, e o resto do trabalho será nas negociações nos bastidores com os agentes.

O Vasco sonha em retornar para a Série A com toda a força possível, e a temporada atual está oferecendo algumas lições importantes. Isso faz com que a equipe já pense em 2023, e busque uma renovação para que os mesmos erros deste ano não aconteçam na próxima reestruturação do elenco cruzmaltino.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário