Futebol

Vasco confia na força do Sul para bater o Grêmio

Em vez de nos Pampas, é na Colina. Mas um pedacinho do Sul pode ser visto em pleno Rio de Janeiro atualmente. Para ser mais exato, em São Januário. Na busca pela liderança do Brasileirão, um Vasco com estilo gaúcho recebe o Grêmio hoje, às 18h. Neste ano, uma forte influência do Sul vem transformando a forma de jogar da equipe cruz-maltina. E para melhor.

A influência passa, por exemplo, pelos jogadores. Quatro já passaram pelo próprio Grêmio. Entreeles, o volante Eduardo Costa. Formado nas categorias de base do Grêmio, ele, inclusive, acredita que a forma com que o Vasco tem atuado nesta temporada o ajudou a ter uma rápida adaptação.

- Nossa equipe tem como principal encurtar os espaços, marcar forte e sair com a bola. É característica normalmente dos times do Sul, que jogam assim. Na Europa também se joga muito assim. Isso facilitou, sim, pois já estava mais acostumado - disse Eduardo Costa.

Cristovão Borges também conhece bem o futebol do Sul. Com passagem como jogador pelo Grêmio na década de 80, ele destaca que o time à gaúcha vem dando resultados.

- Para sermos eficientes, essa é a melhor forma de jogarmos, aproveitando essas características dos jogadores, de força, de boa marcação. Deu certo. O time tem jogado assim e estamos aproveitando bem isso - explicou o auxiliar-técnico vascaíno.

E é com essa raça gaúcha que o Vasco tem hoje mais uma chance para chegar à liderança. Ou, pelo menos, dormir na ponta. Além de vencer, o time precisa torcer contra o Corinthians, que está um ponto à frente e enfrenta o Santos, domingo.

- Precisamos aproveitar a oportunidade. Será um jogo difícil, um rival de tradição, mas temos de pontuar em casa - lembrou Eduardo Costa.

Pode não ser da cultura do vascaíno, como do carioca em geral, mas hoje vale tomar um bom chimarrão e torcer pela vitória do Vasco, tchê.

\"\"
Cristovão, Prass, Costa, Diego Souza e Leandro (Foto: Reprodução)

As armas do Vasco com experiência no Sul:

Cristovão - foi meia do Grêmio entre os anos de 1987 e 1989. Além do tricampeonato gaúcho, a passagem pelo Sul lhe rendeu convocações para a Seleção.

Fernando Prass - revelado nas categorias de base do Grêmio, em 1998, Prass ficou por lá até 1999 e teve poucas chances, já que Danrlei era unanimidade no gol do Tricolor Gaúcho.

Eduardo Costa - também revelado pelo Grêmio, mas em 2000, o volante se destacou e chegou à Seleção. Ele voltou ao Sul em 2007, emprestado pelo Espanyol (ESP).

Diego Souza - emprestado pelo Benfica (POR) em 2007, Diego Souza ganhou destaque nacional defendendo o Grêmio. Venceu um Gauchão e foi vice da Libertadores.

Leandro - após dois anos no Japão, Leandro chegou ao Olímpico com moral, porém, prejudicado por lesões, pouco jogou e acabou emprestado ao Vasco no início do ano.

Fonte: Lancenet!