Futebol

Vasco confia na segurança de Fernando Prass no duelo contra o Vitória

Fernando Prass ainda não sofreu um gol em uma partida oficial pelo Vasco. São 286 minutos de invencibilidade considerando os acréscimos dos jogos. E nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o Vitória, no Barradão, o time carioca vai precisar mais do que nunca das defesas do camisa 1. Do outro lado vai estar Neto Baiano, artilheiro do futebol brasileiro em 2009 com 21 gols e que prometeu marcar três gols no duelo e levar o time baiano à classificação. Como venceu a primeira partida, em São Januário, por 4 a 0, o Vasco tem uma vantagem confortável para o confronto. Pode perder por até três gols de diferença que garante a vaga para a semifinal contra o vencedor de Corinthians e Fluminense, que jogam no Maracanã. O SporTV 2 transmite ao vivo a partida. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Fernando Prass tem 30 anos, 1,91m de altura, e ganhou a chance de ser titular com a lesão de Tiago. E vem conquistando a confiança de todos. Nesta quarta-feira, o goleiro espera um bom duelo com Neto Baiano, considerado um dos atacantes mais perigosos atualmente do futebol brasileiro.

- Os números falam isso. É um jogador que está sendo muito importante para o Vitória, tem 21 gols no ano. Sem dúvida ele deve ser a principal peça do Vitória nesta proposta de jogo que eles precisam ter. Será um jogo de muita pressão e precisamos controlar dentro do possível a partida e ficar o maior tempo possível com a bola - disse o goleiro.

O Vasco vai entrar em campo com uma grande vantagem. Mas a maior preocupação da comissão técnica nos últimos dias é evitar o clima de \"já ganhou\". No ano passado, por exemplo, o Vitória venceu o Vasco no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, por 5 a 0.

IMPROVÁVEL F.C.

O Vitória entra em campo em busca de um milagre contra o Vasco. Mas no futebol não é raro acontecer alguns resultados que poucos torcedores imaginam. Veja alguns exemplos dos últimos anos.

Palmeiras 3 x 4 Vasco

Em 2000, o Vasco conseguiu a maior virada da sua história. Saiu do primeiro tempo perdendo por 3 a 0 e foi campeão da Copa Mercosul ao marcar quatro gols no segundo tempo dentro da casa do adversário.

Santos 5 x 2 Fluminense

O Fluminense havia vencido a primeira partida por 4 a 1 na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1995. No jogo de volta o Santos foi lá e goleou garantindo a vaga para a final contra o Botafogo.

Milan 3 x 3 Liverpool

Na final da Liga dos Campeões de 2005, o Milan abriu 3 a 0. O Liverpool reagiu e conseguiu empatar a partida. E, nos pênaltis, conquistou o título europeu.

Palmeiras 5 x 1 Grêmio

Na Libertadores de 1995, o Grêmio venceu o Palmeiras em casa por 5 a 0 nas quartas de final. No jogo de volta, o Palmeiras pressionou, venceu por 5 a 1 e por muito pouco não ficou com a vaga.

Corinthians 5 x 1 Cianorte

O Corinthians perdeu o primeiro duelo por 3 a 0 para o Cianorte na Copa do Brasil de 2005. No Pacaembu, levou um gol logo no início e precisava fazer cinco gols para conseguir a classificação. E foi o que aconteceu.

Carlos Alberto volta ao time após se recuperar de um edema na coxa direita. Ele entra no lugar de Magno. Já Rodrigo Pimpão continua fora e será reavaliado nesta quarta-feira para ver se fica ou não no banco.

Uma das principais preocupações de Dorival Júnior para a partida é o desgaste dos jogadores. O Vasco teve uma semana inteira de viagens, jogos e poucos treino. O time não chegou a treinar cobranças de pênaltis. O último trabalho, por causa do mau tempo em Salvador, teve que acontecer em um campo em péssimas condições e com traves que não tinham o tamanho oficial.

Dorival Júnior garante que o Vasco não vai ficar apenas se defendendo no Barradão. O treinador quer ver o time jogando normalmente como se não tivesse a vantagem. Caso contrário, tem receio de que a equipe não suporte a pressão do Vitória. O time baiano precisa golear por 4 a 0 para levar a disputa para os pênaltis.

- É uma nova partida, seria um segundo tempo. Conseguimos, sim, uma boa vantagem. Mas agora é uma outra história, uma outra situação, na casa do adversário. O respeito vai ser grande. Mas vamos tomar atitude de uma equipe que vem tentar o resultado. Jamais pensando ser aqui apenas um sparring (lutador que só apanha no treino de boxeadores). Temos que jogar futebol. Colocar a bola no chão e procurar fazer o nosso melhor.

O capitão Carlos Alberto adotou o mesmo discurso. Ele espera uma forte pressão do Vitória nos primeiros minutos da partida. Mas garante que o Vasco vai também jogar em busca do gol. Se o time carioca marcar pelo menos uma vez, a vantagem cresce ainda mais e o Vasco pode perder por até quatro gols de diferença que garante a classificação.

- Eles vão fazer uma pressão no início o que é normal. O Vasco costuma jogar bem fora de casa. Nós viemos aqui para vencer. Não vamos ficar só nos defendendo. Vai ser um jogo muito disputado e não vamos relaxar em momento algum.

Vitória com muitos desfalques

O treinador Paulo César Carpegiani já tem definido o Vitória para o jogo decisivo contra o Vasco. Mas preferiu fazer mistério e realizou o último treino com portões fechados.

- Independentemente de quem vai jogar é uma questão de honra vencer e convencer. Não deixei assistirem ao treino porque quero manter o segredo. Vamos precisar tomar a iniciativa. Mas nosso time tem que ser seguro na defesa, eficiente no meio e chegar à frente com precisão. É difícil, mas vamos tentar fazer os gols - afirmou o técnico ao site oficial do clube.

Jackson, com um desconforto muscular, está fora. Apodi e Luciano Almeida, suspensos, também não jogam. Leandro Domingues, Gil e Magal, que já atuaram por outras equipes na Copa do Brasil, completam a lista de desfalques. Neto Baiano foi poupado do treino, mas vai para o confronto.

Vanderson e Bida, recuperados de problemas físicos, voltam ao meio-campo. No ataque, Adriano deve ganhar a vaga de Jackson, mas Washington corre por fora. Sem jogar desde março, o atacante Nadson foi relacionado e pode ficar no banco.

VITÓRIA

Viáfara, Bosco, Wallace, Victor Ramos e Robson; Carlos Alberto, Vanderson, Ramon e Bida; Neto Baiano e Adriano (Washington)
Técnico: Paulo César Carpegiani.

VASCO
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto; Enrico e Elton.
Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Barradão, em Salvador.

Data: 20/05/2009.

Horário: 21h50m

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).

Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristian Passos Sorence (GO).
Transmissão: O SporTV 2 transmite ao vivo a partida.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h30m (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte.com