Futebol

Vasco contou com remanescentes da queda em 2013

O sabor do acesso à Série A, no empate em 1 a 1 diante do Icasa no último fim de semana, foi especial para 11 jogadores do elenco vascaíno.  Eles são remanescentes do grupo que foi rebaixado ano passado após a goleada sofrida para o Atlético-PR por 5 a 1.

Com uns participando mais e outros menos, viveram os dois lados da moeda os zagueiros Luan, Rafael Vaz e Jomar, o lateral esquerdo Henrique, os meias Guiñazu, Jhon Cley, Dakson, Montoya e Pedro Ken, e os atacantes Edmilson e Thalles.

Há alguns casos curiosos, como o de Jomar, que disputou 19 jogos em 2013 e nenhum este ano, fruto de lesões e o não aproveitamento dos técnicos, embora estivesse no dia a dia dos treinos.

Henrique, por exemplo, participou de 11 partidas ano passado e de apenas uma em 2014. Nesta linha de perda de espaço também se encaixa Rafael Vaz, que entrou em campo somente cinco vezes na competição desta temporada em relação às 14 do ano anterior.

Pedro Ken, que não pôde encarar o Icasa por estar lesionado, enfrentou um drama no dia do rebaixamento, já que estava no gramado atuando contra o Atlético-PR quando uma pancadaria generalizada entre as torcidas aconteceu na arquibancada da Arena Joinville e seus pais estavam por lá. Na ocasião, porém, eles não se feriram.

Guiñazu, por sua vez, viveu uma situação contrária, pois esteve fora no dia da queda por estar suspenso e, diante dos cearenses, no último sábado com o Maracanã lotado, carimbou o acesso.

Campanha é a pior entre os grandes e clube vira "rei do empate"

Mesmo que o Vasco vença o Avaí neste sábado, em jogo válido pela última rodada da Série B, a equipe herdará o posto de pior campanha entre os grandes na Série B. Se obtiver os três pontos diante dos catarinenses, o Cruzmaltino chegará aos 66 e ficará abaixo da pontuação das demais equipes de grande torcida do Brasil.

Com os 15 empates na competição, o time também já é o "rei do empate" na temporada, comparando as Séries A, B, C e D. Somente o Sampaio Corrêa pode igualá-lo no quesito na 38ª rodada.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Quarta-feira, 22/07/2026
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/07/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78