Clube

Vasco culpa falta de planejamento de segurança da Ponte Preta

O Vasco culpou a falta de planejamento de segurança da Ponte Preta pela briga entre as torcidas, no jogo desta terça, no Moisés Lucarelli. A confusão ocorreu logo no início da partida, e o jogo ficou paralisado por oito minutos. Um torcedor ficou ferido.

Em nota, o Vasco trata como “inadmissível” a falta de dispositivo de segurança para garantir a separação e segurança dos torcedores. O clube verificou que não havia uma barreira adequada para separar as torcidas, o que, portanto, resultado no confronto entre torcedores dos times, após o rompimento do portão.

O clube também constatou a falta de segurança privados e a ausência de policiais militares entre as duas torcidas. Também houve tumulto após o jogo, quando os protocolos de seguranças não foram seguidos. A torcida do Vasco, por exemplo, foi imediatamente liberada após o apito final. Geralmente, torcedores visitantes precisam aguardar para sair do estádio.

Veja a nota do Vasco

O Vasco também reforçou que os 2 mil ingressos disponíveis para seus torcedores foram vendidos antecipadamente, e não houve um planejamento adequado para a situação.

O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público lamentar os graves incidentes ocorridos na noite desta terça-feira durante a partida A.A. Ponte Preta x C.R. Vasco da Gama, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Os 2 mil ingressos destinados à nossa torcida estavam vendidos com antecedência, o que deveria ensejar um planejamento operacional e de segurança adequada para a partida, o que claramente não ocorreu.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo corretamente escoltou os ônibus com os torcedores do Vasco desde a chegada à Campinas até o estádio e repeliu a tentativa de aproximação hostil da torcida local ao local acesso da torcida visitante na área externa do estádio. A saída do estádio ocorreu de forma desordenada, sem que os protocolos habituais de segurança de responsabilidade do mandante fossem observados, e obrigaram a Polícia Militar a agir novamente para impedir a aproximação hostil de torcedores locais da área de evacuação da torcida visitante.

Infelizmente o que se viu durante o primeiro tempo da partida foi decorrente da falta de policiamento e segurança particular alocados na área interna do estádio para isolar o setor visitante dos torcedores locais. Após o primeiro gol da Ponte Preta houve o início de hostilidades quando o portão da grade que separava os dois setores foi rompido, da área local para a área visitante, tendo início um lamentável conflito, só paralisado com a chegada do policiamento.

A falta de dispositivo de segurança para garantir a separação e segurança dos torcedores locais e visitantes verificada na noite de ontem no estádio Moisés Lucarelli é inadmissível. Em todos os jogos em que o Vasco da Gama joga como visitante nesta temporada, sua torcida tem lotado os setores a ela reservados, sem que se tenha registro de incidentes.

O Club de Regatas Vasco da Gama repudia qualquer ato de violência, seja de quem for, e se coloca à disposição das autoridades e da CBF para colaborar para que sejam esclarecidos os lamentáveis incidentes ocorridos no estádio Moisés Lucarelli e evitar que voltem a acontecer.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário