Quarto melhor ataque do Brasileirão, o Vasco tem se destacado nas estatísticas ofensivas da competição até aqui. E muito da força no ataque vascaíno está nas duplas pelo lado. A equipe tem os laterais com mais assistências do campeonato e os dois únicos pontas com mais de 10 participações em gols até aqui.
Nas laterais, Paulo Henrique (5) e Lucas Piton (6) são destaques com passes para gols. Nenhum jogador da posição tem mais assistências que os dois laterais do Vasco. A equipe tem três atletas no top-10 de jogadores com mais passes para gols. Veja abaixo:
Se os laterais se destacam no ataque, os pontas têm números mais chamativos ainda. O Vasco tem os únicos dois jogadores com mais de 10 participações em gols no Brasileirão até aqui na posição: Rayan e Nuno Moreira.
A dupla atual de pontas do Vasco corrige um problema antigo do clube: a falta de atacantes pelo lado com faro de gols. Em fevereiro, o ge revelou que apenas cinco pontas nos últimos dez anos haviam marcado mais de cinco gols em uma temporada — são eles: Yago Pikachu (2017, 2018 e 2019), Gabriel Pec (2021 e 2023), Marrony (2019), David (2024) e Morato (2021).
Apesar de jogar aberto pela direita, Rayan hoje é a principal arma de gols do Vasco. O atacante se transformou com Fernando Diniz e é o artilheiro da equipe desde que o treinador chegou ao clube. Ele já marcou nove gols no Brasileirão e tem uma assistência.
Do outro lado, Nuno Moreira se afirmou como uma das melhores contratações da gestão Pedrinho. O português já soma cinco gols e cinco assistências no Brasileirão.
O Vasco tem o quarto melhor ataque do Brasileirão, com 42 gols marcados em 27 rodadas. Como comparativo, o clube marcou apenas 43 vezes em todo o Campeonato Brasileiro de 2024. Enquanto a melhora no ataque é notável, a defesa ainda tem sofrido. A equipe de São Januário é a terceira no ranking de mais gols sofridos (41), atrás apenas do Juventude (52) e do Vitória (42).