Vasco diminui lesões em 2019 e não mexe por problemas físicos

01/09/2019 às 10h20 - CLUBE

O ano passado foi conturbado para o Vasco em diversos fatores - luta contra o rebaixamento, política... Um deles foi o departamento médico, que conviveu com diversos problemas físicos e virou alvo de críticas. Em 2019, porém, o cenário mudou. O número de lesões diminuiu, e o Cruz-Maltino, em 16 jogos, não teve de fazer uma alteração sequer no Campeonato Brasileiro por causa de contusões.

De 20 de março, quando Alex Evangelista, o então gerente científico deixou o clube, a 18 de agosto de 2018, quando a equipe foi eliminada da Sul-Americana perdendo dois zagueiros por lesão, período analisado pelo GloboEsporte.com no ano passado, o Vasco teve 22 lesões constatadas. Na atual temporada, são apenas 11.

Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.brMarcos Teixeira, diretor médico do Vasco, e Daniel Gonçalves, gerente científico
Marcos Teixeira, diretor médico do Vasco, e Daniel Gonçalves, gerente científico

 

Nenhuma das 11 contusões, porém, foram durante partidas do Campeonato Brasileiro. Alberto Valentim e agora Vanderlei Luxemburgo tiveram, até agora, autonomia para mexer na equipe por opção. Os sinais têm aparecido: o Cruz-Maltino arrancou no Brasileirão e já tem 20 pontos, a seis da zona de rebaixamento.

- Eu acho que existe sempre um somatório de fatores para que isso aconteça, mas acho que o principal é que em 2019 foi um ano em que pudemos trabalhar o ano todo. Desde a pré-temporada as nossas medidas vêm sendo implementadas, diferentemente de 2018, quando a equipe começou no meio de março, já pegando um campeonato e um time em andamento - explicou Rodrigo Mendonça, coordenador médico do Vasco.

Ao todo, em 2019, desde janeiro, o Vasco teve 20 jogadores no departamento médico. A conta do clube engloba também Rossi, que sofreu de apendicite e teve de ficar afastado das atividades físicas. Veja, abaixo, todos os atletas que passaram pelo DM do Cruz-Maltino na atual temporada e o período em que eles permaneceram fora de combate:

Foto: Globo Esporte/ReproduçãoDepartamento Médico do Vasco em 2019

Fonte: GloboEsporte.com