Vasco disputará Supercopa da Libertadores caso Conmebol reative a competição

19/10/2019 às 11h06 - FUTEBOL

A Conmebol estuda uma nova forma de classificação para o Mundial de clubes de 2021.

Na última quinta-feira, o presidente da entidade, Alexandre Domínguez, em entrevista coletiva, anunciou que analisa uma nova proposta classificatória para a competição intercontinental, que terá 24 clubes em disputa.

Para o Mundial, seis dessas vagas serão destinadas para equipes da América do Sul. Assim, se aceita, a proposta garantirá a classificação direta dos campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2019 e 2020, além de significar o retorno de um torneio disputado nos anos 90 para completar as duas vagas restantes: a Supercopa dos Campeões da Libertadores, que terá a participação de todos os clubes que já conquistaram o torneio continental ao menos uma vez em sua história.

Veja a lista dos clubes presentes na Supercopa dos Campeões:

Brasil - Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Internacional, Corinthians e Atlético-MG;

Argentina - Independiente, Racing, Estudiantes, Boca Juniors, Argentinos Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield e San Lorenzo;

Uruguai - Peñarol e Nacional;

Colômbia - Atlético Nacional e Once Caldas;

Chile - Colo-Colo;

Paraguai - Olimpia;

Equador - LDU.

*Estes estarão presentes no "novo" torneio caso não estejam entre os dois próximos campeões das competições continentais.

Se o retorno da Supercopa for formalizado, a competição deve ser disputada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, com sede e formato ainda não definidos.

O site argentino Olé, acrescenta que até o momento, isto se trata apenas de um projeto e este deve ainda ser aprovado tanto no quesito que envolve o retorno da Supercopa quanto o novo modelo, em sua totalidade, de classificação para o Mundial.

Por sua vez, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se posicionou contra a criação de uma nova competição, por falta de datas disponíveis em seu calendário para as equipes nacionais.
 

Fonte: ESPN