Futebol

Vasco dribla adversidades e incômodo e longo jejum

Com boa dose de paciência e muito trabalho, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem batido as metas estabelecidas no Vasco. Antes da pausa para a Copa América, o time não apenas deixou a lanterna, como também o Z-4.

Cinco vezes campeão brasileiro, Luxa é responsável pela evolução da equipe, mas é muito claro com o torcedor. A meta em 2019 é ficar distante da chamada zona da confusão, sem desvalorizar a tradição ou negar a grandeza do Vasco. Agora, a primeira vitória fora de casa — desde novembro de 2017 — é fruto da semente plantada pelo treinador.

Fazia mesmo tempo que o time não ganhava fora do Rio pelo Brasileiro. Para refrescar a memória do torcedor, o Ataque lembra que Zé Ricardo, anunciado ontem pelo Fortaleza, era o técnico do Vasco no triunfo de 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão. Há quase um ano e nove meses, Jair Ventura dirigia o Botafogo, enquanto Reinaldo Rueda e Abel Braga estavam no comando de Flamengo e Fluminense, respectivamente.

Muita coisa mudou no futebol desde então. Em 2017, último ano de mandato de Eurico Miranda, que morreu em março de 2019, vítima de câncer no cérebro, o Vasco garantiu vaga na pré-Libertadores, a Seleção, credenciada pelo bom futebol das Eliminatórias, era cotada como favorita na Copa do Mundo da Rússia e Neymar ainda vivia uma lua de mel com o PSG e não tinha fama de cai-cai.

Nesse intervalo, o Vasco, afogado em dívidas e no auge da crise política, perdeu nomes de peso como Anderson Martins, foi obrigado a negociar a revelação Paulinho para o Bayer Leverkusen e teve Jorginho, Alberto Valentim e Marcos Valadares como técnicos... Ainda assim, acumulava 21 jogos sem vencer fora do Rio. Que agora venham outros triunfos!

Fonte: O Dia
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133