Futebol

Vasco é avaliado como 'sinal de alerta' no estudo das finanças dos clubes

Ainda que o Flamengo não tenha conquistado nenhum título em campo em 2023, fora dele, foi o clube que apresentou a condição financeira mais saudável no Brasil. É uma das conclusões apresentada pelo "Relatório Convocados", lançado na terça-feira (12), em evento em São Paulo.

O documento, elaborado pela consultoria de mesmo nome, em parceria com a Galapagos Capital e Outfield, fez avaliação do status das finanças dos 20 clubes da Série A no último ano, através do conceito de "rating" – que combina resultados a partir de índices e gera uma nota final.

Para chegar ao resultado, o estudo fez testes usando os demonstrativos financeiros dos clubes nos últimos 12 anos. Os índices que embasam a nota foram definidos a partir do monitoramento dos gastos das equipes, endividamento e também os investimentos realizados.

Basicamente, a avaliação levou em conta se as despesas foram compatíveis com as receitas, se o endividamento é compatível com a capacidade de pagamento e se os investimentos realizados estiveram dentro das possibilidades de cada time.

Nos ratings do Relatório Convocados, apenas o Flamengo foi avaliado como "AAA", a métrica mais alta possível. Receberam o "AA" somente Athletico-PR e Red Bull Bragantino.

O Palmeiras, que tem rivalizado com o Flamengo dentro de campo e também apontado como exemplo de gestão fora dele, recebeu nota "A", a terceira mais alta. Cuiabáe Grêmio também tiveram essa avaliação.

Em seguida, todos os demais clubes receberam sinal de alerta, com notas C ou D. O Corinthians, por exemplo, com dívida próxima a R$ 2 bilhões (mas faturamento próximo a R$ 1 bi em 2023), recebeu "C", mesmo rating do rival São Paulo e também Fortaleza e Goiás.

Os outros 10 times da elite do Brasil em 2023 ficaram com a avaliação mais baixa possível no relatório, "reprovados" com a nota D. Nesse grupo estão, por exemplo, a maioria dos clubes que se tornaram SAFs, como Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco.

Além dos quatro, também receberam a avaliação negativa: América-MG, Bahia, Coritiba (três que também viraram SAF), Fluminense, Internacional e Santos (que acabou rebaixado em 2023).

O 'rating' das finanças dos clubes do Brasil

Flamengo: AAA

Athletico-PR: AA

Red Bull Bragantino: AA

Cuiabá: A

Grêmio: A

Palmeiras: A

Corinthians: C

Fortaleza: C

Goiás: C

São Paulo: C

América-MG: D

Atlético-MG: D

Bahia: D

Botafogo: D

Coritiba: D

Cruzeiro: D

Fluminense: D

Internacional: D

Santos: D

Vasco: D

Fonte: ESPN
  • Quarta-feira, 10/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Corinthians Corinthians 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir