Futebol

Vasco e Cruzeiro se enfrentarão pela primeira vez na Série B

Confronto, que terá seu centésimo duelo na próxima quinta (24), faz parte da história do futebol brasileiro, com partidas marcantes de Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão

Foto: Reprodução/Almanaque do CruzeiroEm 1974, o Vasco foi campeão brasileiro pela primeira vez derrotando o Cruzeiro na decisão
Em 1974, o Vasco foi campeão brasileiro pela primeira vez derrotando o Cruzeiro na decisão

Cruzeiro e Vasco fazem, na próxima quinta-feira (24), às 21h30, no Mineirão, o primeiro duelo entre as equipes numa Série B. Por coincidência, será o centésimo jogo da história entre as equipes. O embate está na memória do futebol brasileiro e até já decidiu Campeonato Brasileiro de Série A, em 1974.

Após empate em 1 a 1, em Belo Horizonte, a equipe cruzmaltina venceu no Maracanã, com público de 113 mil pessoas, por 2 a 1, e conquistou o primeiro Brasileirão de sua história. Mineiros e cariocas se enfrentariam outras vezes em fases decisivas de Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiro e Copa Libertadores.

Em 1975, as equipes estavam no mesmo grupo da competição continental. A Raposa venceu um jogo (3 a 2) e empatou outro (1 a 1), avançando de fase. O Vasco acabou eliminado.

A equipe vascaína também entraria no caminho azul por quatro vezes na Copa do Brasil. Em todas, o Cruzeiro avançou (semifinal de 1993; oitavas de 1996; semifinal de 1998; e quartas de final de 2003). Em 1993, 1996 e 2003, o time estrelado se sagrou campeão.

Em 2000, o Vasco levou a melhor sobre a equipe mineira na semifinal da Copa João Havelange, equivalente ao Campeonato Brasileiro daquele ano, cujo título ficaria com o Gigante da Colina.

O último duelo em Copa foi na Libertadores de 2018. Os dois times caíram no mesmo grupo. O jogo do Mineirão terminou 0 a 0, mas, em São Januário, o Cruzeiro goleou por 4 a 0. O time celeste avançou às oitavas e o cruzmaltino ficou na fase de grupos.

Números

Cruzeiro e Vasco farão, na quinta-feira, o centésimo jogo do confronto. São 36 vitórias cruzeirenses até aqui, 32 dos cariocas e 31 empates. O primeiro duelo aconteceu em 1927, um amistoso no estádio do Barro Preto, que terminou 1 a 1.

Foram 37 jogos no Mineirão. A Raposa ganhou 18 deles, empatou 14 e perdeu cinco, com 64 gols marcados e 37 sofridos. No Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, houve 27 confrontos, o último, em 2019, vencido pelo Cruzeiro por 1 a 0, gol de Maurício.

São 12 vitórias da equipe mineira na Pampulha, 11 empates e cinco triunfos do adversário, que fez 29 gols, enquanto a Raposa marcou 46.

Fonte: O Tempo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir