Futebol

Vasco e Fluminense: disputam o clássico da confusão

Qual vai ser o lugar do clássico entre Vasco e Fluminense, neste domingo, às 18h10min, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro? A justiça, alegando falta de segurança, tirou de São Januário e remarcou para o Maracanã. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou e já notificou a Federação do Rio de Janeiro. Só que o clube cruzmaltino avisou que não joga longe de seu estádio.

\"Oficialmente, para evitar qualquer disse-me-disse, O Vasco não tem conhecimento de nada. Mas adianto, que o jogo acontece em São Januário ou ele não será realizado. Não se muda uma estrutura em 24 horas\", disse o presidente do Vasco, Eurico Miranda.

Tudo começou com o vereador Carlos Caiado (PFL-RJ) que encaminhou um pedido para o Ministério Público. O MP acatou a decisão e, nesta sexta-feira, a juíza Maria da Penha Mauro Nobre Vitorino, da 3ª Vara Empresarial, confirmou o clássico para o Maracanã.

Porém, anteriormente, o jogo estava marcado para o Maracanã. O Vasco, através de uma liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), conseguiu mudar para São Januário. Aliás, o Gigante da Colina, quando tiver o mando de campo, vai disputar os clássicos cariocas em seu estádio.

Em relação ao jogo, o Vasco, com quatro pontos, tenta manter-se entre os primeiros da competição. A tendência é de que o time jogue com a mesma formação da partida contra o Volta Redonda, pela Copa do Brasil.

No Fluminense, líder da competição e com 100% de aproveitamento, além de invicto há 11 jogos, tem apenas uma modificação. O volante Marcão, com estiramento na coxa esquerda, está vetado. Romeu e Ângelo são as opções. O primeiro tem uma fratura no nariz. Caso não possa jogar, o segundo será o escolhido.

Na história do clássico, as duas equipes já se enfrentaram 322 vezes, desde 1923, com 127 vitórias vascaínas, 109 do Tricolor e mais 86 empates. O time de São Januário fez 487 gols e sofreu 451.

O Fluminense, no entanto, leva vantagem quando o assunto é Campeonato Brasileiro. Em 36 partidas, foram 12 vitórias da equipe das Laranjeiras, 11 derrotas e mais 13 empates. Cada time fez 43 gols.

No ano passado, foram dois jogos pela competição e uma vitória para cada lado. No dia 4 de agosto, o Fluminense venceu por 3 x 2, em Volta Redonda. Tuta, Beto e Milton do Ó marcaram, com Romário e Diego anotando para os vascaínos. No dia 13 de novembro, o Baixinho brilhou, marcou os dois gols e o Vasco venceu por 2 x 0, em São Januário.

Fonte: Placar
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15