A definição de Fluminense e Vasco na semifinal da Copa do Brasil recoloca os rivais frente a frente após 19 anos do último confronto entre eles pelo torneio. O clássico já definiu vaga em 2006 e também em 2000, com uma classificação para cada lado.
Coincidentemente, a última vez também foi por uma semifinal e o Cruz-Maltino levou a melhor. O técnico era Renato Gaúcho, hoje no comando do Tricolor, que também tinha Thiago Silva naquela equipe e Marcelo.
No jogo de ida, Edilson Capetinha marcou o gol da vitória por 1 a 0, aos 31 minutos da segunda etapa. Já na volta, Valdiram abriu o placar para o time vascaíno aos 31, e Petkovic empatou logo na volta do intervalo: o 1 a 1 garantiu o Vasco na final, que perderia para o Flamengo.
As escalações do clássico
O Vasco jogou a segunda partida com: Cássio; Wagner Diniz, Fabio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Ramon (Abedi) e Morais; Valdiram (Ernane) e Edílson (Eder).
E o Fluminense comandado por Oswaldo de Oliveira contou com: Fernando Henrique; Thiago Silva, Roger e Thiago; Rogério (Evando), Marcão, Arouca (Cláudio Pitbull), Petkovic e Marcelo; Lenny e Tuta.
Já o primeiro clássico entre os rivais pela Copa do Brasil aconteceu em 2000. O Tricolor voltava à elite do futebol brasileiro com um time modesto, com Roger como destaque, e superou o elenco estrelado do Cruz-Maltino com dois empates, garantindo-se pelo critério de gols como visitante.
Hoje presidente do Vasco, Pedrinho esteve em campo e fez gol no Maracanã, aos 28 minutos, mas acabou expulso. E Régis abriu o placar, quatro minutos antes.
A volta foi em São Januário e o Fluminense de Valdir Espinosa chegou a fazer 2 a 0, com Magno Alves, aos dois, e Agnaldo, no início do segundo tempo. O adversário era comandado por Abel Braga e empatou com dois gols de Edmundo, mas o 2 a 2 era suficiente.
Após a partida, Abelão pediu demissão e recebeu muitas críticas do vice de futebol Eurico Miranda. O dirigente chamou o Fluminense de "timeco" e ainda protagonizou a seguinte frase:
"Só tinha conhecido um que ressurgiu dos mortos, que foi Jesus Cristo. E vi que agora o Vasco tem essa capacidade de ressuscitar, ressuscitou o Fluminense".
O Vasco jogou com: Helton; Paulo Miranda (Filipe Alvim), Odvan, Torres e Gilberto; Nasa (Dedé), Amaral, Jorginho (Alex Oliveira) e Felipe; Edmundo e Viola.
O Fluminense entrou em campo com: Zetti; Paulo César, César, Régis e Jorge Luiz; Fabinho, Donizete (Roberto Brum), Roger e Yan; Magno Alves (Jorginho) e Agnaldo (Luciano).