Futebol

Vasco e Fortaleza são os times que menos finalizam no Brasileirão

0

Para fazer gol, é preciso chutar. Um raciocínio lógico no futebol que será colocado à prova nesta quinta-feira, quando Vasco e Fortaleza se enfrentam em São Januário, em jogo atrasado válido pela 16ª rodada do Brasileirão.

Segundo levantamento detalhado pelo Espião Estatístico, os dois times dividem a última colocação no número total de finalizações entre os 20 clubes do campeonato, com 192 para cada, e têm a missão de superar as dificuldades na criação para sair com a vitória no duelo. O líder da estatística é o Atlético-MG, com 339, em 20 jogos (veja números completos abaixo).

Vale lembrar que o time de São Januário tem dois jogos atrasados - um deles exatamente este contra o Fortaleza. O Leão, por sua vez, tem apenas essa partida a menos para cumprir e se igualar aos demais clubes da Série A.

 

Foto: Espião Estatístico / geNúmero total de finalizações
Número total de finalizações

As poucas finalizações refletem, é claro, no número de gols. O Vasco marcou 22 em 19 partidas, com média de 1,16 gol por partida. O Fortaleza tem índice um pouco pior: 20 gols em 20 jogos, e é apenas o 14º melhor ataque do Brasileirão.

Com os números totais já abaixo da média, cariocas e cearenses, naturalmente, também aparecem nas últimas posições quando o assunto é finalização na direção do gol. O Fortaleza é o último colocado com apenas 61 chutes certos em todo o campeonato (média de 3,05 por jogo); já o Vasco aparece na 17ª posição com 74 (3,89 de média).

Foto: Espião Estatístico / geFinalizações certas
Finalizações certas

Desde a chegada de Ricardo Sá Pinto, o Vasco já teve quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, com duas derrotas, um empate e uma vitória. O novo comandante conquistou o primeiro triunfo com o time no torneio na última rodada ao vencer o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro no último sábado.

Com o português, a equipe já demonstrou um pequeno aumento no poder de criação, mas ainda não na pontaria. Segundo dados do Espião Estatístico, ao todo, foram 45 chutes contra Corinthians, Goiás, Palmeiras e Sport - uma média de 11,25 por partida. Desse número, apenas 15 arremates foram na direção do gol (4 gols e 11 defesas do goleiro), com uma média de 3,75 por jogo.

Germán Cano e David se "salvam"

Artilheiro do Vasco no campeonato, o centroavante argentino é quem mais tenta contribuir para aumentar os números ofensivos da equipe no Brasileirão. Ele lidera a estatística de finalização do time, com 34 chutes em 17 jogos (média de dois por jogo), e tem nove gols marcados. O atacante é o quarto na lista de artilheiros da competição, atrás apenas de Thiago Galhardo (15), Marinho (12) e Pedro (10).

Pelo lado do Fortaleza, quem mais busca o gol adversário é o atacante David. São 24 chutes em 19 jogos (média de 1,26) e quatro gols marcados. O artilheiro do Leão do Pici no Campeonato Brasileiro é Wellington Paulista, com cinco.

Vasco e Fortaleza se enfrentam às 19h desta quinta-feira em São Januário. O time carioca quebrou jejum de nove jogos na última rodada e, agora, ocupa a 16ª colocação, com 22 pontos. Já os cearenses vêm de quatro derrotas consecutivas e estão no 12º lugar, com 24 pontos.
 

Fonte: ge
  • Domingo, 22/11/2020 às 16h00
    VascoVasco 1
    São PauloSão Paulo 1
    Campeonato Brasileiro Morumbi
  • Quinta-feira, 26/11/2020 às 21h30
    VascoVasco
    Defensa y JusticiaDefensa y Justicia
    Copa Sul-Americana Estádio Norberto "Tito" Tomaghello
  • Segunda-feira, 30/11/2020 às 18h00
    VascoVasco
    CearáCeará
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quinta-feira, 03/12/2020 às 21h30
    VascoVasco
    Defensa y JusticiaDefensa y Justicia
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 06/12/2020 às 16h00
    VascoVasco
    GrêmioGrêmio
    Campeonato Brasileiro Arena do Grêmio
  • Segunda-feira, 14/12/2020 às 20h00
    VascoVasco
    FluminenseFluminense
    Campeonato Brasileiro São Januário