Um dia após o aniversário de 111 anos do clube, comemorado nesta sexta-feira, o Vasco entra em campo para dar o maior presente que a torcida espera ganhar: a liderança da Série B. Para tanto, o Gigante da Colina recebe o Ipatinga, neste sábado, às 16h10, no melhor salão de festas que se poderia imaginar, o Maracanã. O Vasco vira o turno em primeiro, se ganhar ou até mesmo, empatar com o time mineiro. O Ipatinga está no meio da tabela, em 12º com 24 pontos, e tenta surpreender os cariocas, para fechar a rodada mais perto do G4.
O clima de celebração em torna da data, com direto a camisa 111 e expectativa de estádio lotado, não encontra ressonância entre o grupo de jogadores e comissão técnica. Nas palavras do técnico Dorival Júnior, percebe-se a seriedade com que o Vasco encara o confronto.
- Primeiro deve-se ficar alerta para as consequências e aquilo que representa o adversário, para antecipar esse oba-oba que foi criado, muito em razão do aniversário do clube, que nós temos que respeitar e saber como conviver com esse momento - disse o comandante cruzmaltino.
As boas notícias se estendem às quatro linhas. Para escalar a equipe titular, Dorival pode contar com a volta dos laterais-direitos Paulo Sérgio e Fagner. O primeiro começa jogando, acabando com a rotina de improvisações na posição. No meio-campo, o treinador deixa Nilton e Amaral no banco, e prestigia Mateus e Souza como volantes. Carlos Alberto, gripado, foi poupado do treinamento dessa sexta-feira, mas não preocupa.
Para se afastar da zona de rebaixamento e se proximar do G4, o Ipatinga quer a regularidade na competição. Em 18 partidas foram seis vitórias, seis empates e outras seis derrotas.
Jogando fora de casa, o rendimento é preocupante. Em nove jogos, apenas uma vitória, 2 a 1 contra a Ponte Preta na distante terceira rodada. Foram ainda cinco empates e três derrotas.
A equipe do técnico Emerson Ávila conta com um dos vice-artilheiros da competição com oito gols, o experiente Marcelo Ramos, de 36 anos. O atacante busca no Maracanã, marcar o seu gol de número 450 na carreira. Para alcançar tal meta, ele terá a companhia de Diego Silva no ataque.
- O professor já nos passou o que quer. Sabemos das dificuldades. Estamos focados em alcançar o resultado positivo. Temos a necessidade de somar pontos para chegar perto do G4 - disse Diego, ao site oficial do clube.
Para essa partida contra o Vasco, os desfalques confirmados são do zagueiro Léo Oliveira, que está suspenso e do atacante Amílton, poupado com dores musculares. A dúvida é sobre quem será formará a dupla de zaga com Thiago Mathias. Max e Alessandro Lopes disputam a vaga.
FICHA TÉCNICA:VASCO X IPATINGA
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)Data/hora: 21/8/2009 - 16h10 (horário de Brasília)Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN)Auxiliares: Luiz Carlos Camara Bezerra (RN) e José Ricardo Maciel Linhares (ES)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Elton. Técnico: Dorival Júnior.
IPATINGA:Fred, Cláudio, Thiago Matias, Max(Alessandro Lopes) e Marinho Donizete; Max Carrasco, Lucas, Leandro Brasília e Marcelo Moscatelli; Marcelo Ramos e Diego Silva. Técnico: Émerson Ávila.