Futebol

Vasco e outros clubes ainda não sabem quem será o técnico para 2023

Passada uma semana do término do Campeonato Brasileiro, parte dos clubes que vão disputar a Série A em 2023 não tem a confirmação sobre quem será o treinador. Os motivos que fazem sete equipes da elite do futebol nacional ainda não terem um técnico para a próxima temporada são diversos, como espera por resultado de eleição, transformação em SAF ou simplesmente por não encontrar um nome adequado no mercado. O UOL Esporte buscou as explicações para cada uma das sete situações.

Fluminense

A permanência de Fernando Diniz já está acertada verbalmente com o presidente Mário Bittencourt. No entanto, o técnico aguarda o resultado da eleição que vai escolher o mandatário tricolor pelos próximos anos. Bittencourt tenta a reeleição e concorre com Marcelo Souto e Rafael Rolim. O pleito está marcado para o próximo dia 26. Apesar de os outros candidatos também demonstrarem interesse na permanência de Diniz, o treinador optou por aguardar o resultado da disputa.

Flamengo

Campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, Dorival Júnior já discute a renovação de contrato com o Rubro-Negro. O empresário do treinador é aguardado no Rio de Janeiro, no começo da semana, para acertar os detalhes do próximo vínculo. Por outro lado, Dorival terminou a temporada muito valorizado pelo bom trabalho no Flamengo e se tornou um candidato ao lugar de Tite, que já avisou que vai deixar a seleção brasileira depois da Copa do Mundo, independentemente do resultado.

Goiás

Jair Ventura optou por não seguir no Goiás após classificar o clube para a Copa Sul-Americana de 2023. O clube busca um novo treinador para assumir o time antes de 15 de dezembro, quando os jogadores voltam de férias. O perfil desejado é de um treinador jovem, que não tenha medo do fracasso, de acordo com palavras do do presidente Paulo Rogério Pinheiro.

Bragantino

Foram quase três temporadas com Maurício Barbieri no comando do time, mas o trabalho que começou em 2020 foi interrompido antes da última rodada do Campeonato Brasileiro. O Massa Bruta já tem algumas opções para o cargo de treinador, entre eles estão os portugueses Pepa, atualmente no Al Tai, da Arábia Saudita, António Oliveira, do Cuiabá, e Ricardo Soares, sem clube desde setembro passado.

Cuiabá

O português António Oliveira foi importante na campanha que evitou o rebaixamento no Brasileirão. A diretoria tem interesse em manter o treinador, mas a negociação pela permanência no Cuiabá não começou. António Oliveira está em Portugal e já teve o nome ligado a clubes como o Vasco e o Bragantino.

Vasco

A partir de 2023 o futebol do Vasco será comandado pela 777, que comprou a SAF vascaína. A missão de escolher o treinador será do diretor esportivo Paulo Bracks, contratado pela SAF. Alguns nomes já foram especulados pelo Cruz-Maltino, como Juan Pablo Vojvoda e Eduardo Coudet, mas ambos já acertaram com outras equipes. Quem pode voltar ao clube é Abel Braga, mas não como treinador. Abel é cotado para ser o diretor técnico do Vasco.

Bahia

Em processo de transformação em SAF, o Bahia dispensou o técnico Eduardo Barroca após o acesso e agora procura um novo treinador. No entanto, o novo comandante do Tricolor pode demorar um pouco para ser escolhido, já que o clube ainda vai votar se vende ou não 90% da SAF ao Grupo City. Um novo treinador não deve ser contrato até que se tenha uma definição sobre quem realmente vai cuidar do futebol do Bahia em 2023.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário