Futebol

Vasco e outros clubes do Rio reforçam treinos e invertem o ano

Com a Copa do Mundo, o Rio de Janeiro inverteu uma ordem tradicional no futebol de seus quatro principais clubes. Há aproximadamente um mês, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo têm realizado uma temporada de treinos superior àquela do início do ano.

Normalmente a chamada pré-temporada acontece no início de cada ano. Os jogadores chegam descansados de suas férias e iniciam uma fase de treinos, primeiro apenas físicos, depois técnicos e táticos.

CUSTOS BAIXOS
Com dificuldades financeiras nos últimos anos, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco abriram os cofres para a preparação de suas equipes durante a parada do Brasileirão. Abriram, mas não muito.

\"Normalmente nós fazemos uma permuta com as prefeituras, porque também é importante para elas receber um clube como o Botafogo. Sendo assim, os custos para o clube ficam muitos baixos. Nós jogamos, por exemplo, em estádios que só pertencem à prefeitura e isso facilita também\", explica Rivadávia Correa, dirigente alvinegro.

A mesma estratégia fui usada pelo Fluminense. \"Valeu muito a pena sair do Rio. Temos (em Joinville) três campos a nossa disposição e um estádio de primeiro mundo. Nós firmamos uma parceria com a prefeitura e, no fim, os custos não saem tão altos assim. Com isso, o time inteiro pode aproveitar muito essa parada\", cita Gustavo Mendes.

Pensando nos resultados do segundo semestre, o vice vascaíno José Luís Moreira resume bem o pensamento na preparação de suas equipes. \"Nessas horas, não temos que pensar na situação financeira do clube. O objetivo é preparar os jogadores, dar estímulo para desempenharem um bom papel. Não pensamos na parte econômica no momento\".
No entanto, em 2006, apenas o Vasco mantém o mesmo técnico que iniciou o trabalho em janeiro. Flamengo, Fluminense e Botafogo já trocaram seus treinadores. E, na dupla Fla-Flu, o trabalho na pré-temporada ainda foi bastante questionado.

Agora, com a parada no Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil, os quatro times aproveitaram o tempo para corrigir falhas do início do ano e também fechar seus elencos para a seqüência da temporada. E aprovam os planos de preparação.

\"O treinamento no meio do ano está sendo mais proveito porque os jogadores já se conhecem, mesmo tendo uma nova comissão técnica. Ou seja, todos já sabem o que fazer e como se comportar\", afirma Rivadávia Corrêa, gerente de futebol do Botafogo.

\"A preparação no meio do ano é melhor porque os jogadores não entram fora de forma. Eles tiveram somente poucos dias de folga e podem assim se concentrar mais no futebol e no esquema de jogo\", completa José Luís Moreira, vice-presidente de futebol do Vasco.

A questão da forma física, porém, é lembrada por Gustavo Mendes, gerente de futebol do Fluminense. Para ele, não há parâmetros de comparação justamente pela maneira como os atletas se apresentam no início do ano e na atual fase da temporada.

\"Não dá muito para comparar. Antes cada jogador estava com uma forma física diferente. Nos treinos de agora, é muito mais fácil também para homogeneizar o condicionamento de todos, já que eles vêm de uma grande seqüência de partidas\", explica o dirigente tricolor.

Viagens
Os quatro grandes do Rio deixaram a cidade pelo menos uma vez desde a paralisação do Campeonato Brasileiro, no dia 3 de junho. O Botafogo, inclusive, saiu duas vezes. Primeiro para Juiz de Fora e agora em Itu. O clube alvinegro, inclusive, ficará no interior paulista até o próximo dia 11, véspera da partida contra o São Caetano, no reinício do Brasileirão.

\"Realizamos uma primeira etapa dos treinamentos em Juiz de Fora e foi muito proveitoso. A própria torcida nos ajudou muito e o time também ficou satisfeito\", diz Rivadávia, para depois explicar os critérios dos locais onde o Bota faz sua intertemporada.

\"Quando escolhemos um lugar, estamos de olho na estrutura do local e também no clima que esse lugar oferece. Em Itu, nós encontramos toda a estrutura necessária para realizar um bom trabalho, além de ser um lugar que chove muito pouco, principalmente nesta época do ano. Isso deixa os campos mais leves e o próprio técnico consegue, assim, avaliar melhor os jogadores\", continua.

O Fluminense foi um pouco mais longe. A equipe tricolor está fazendo sua preparação em Joinville, Santa Catarina. \"Esses treinos fora do Rio estão acontecendo dentro do planejado, até porque conseguimos formatar uma intertemporada em Joinville que está sendo muito boa para o time\", comemora Gustavo Mendes.

\"Está tudo acontecendo dentro do planejado. Nós conseguimos dar um recesso aos jogadores, e eles até ganharam uns dias de bônus\", continua o gerente de futebol do Flu, lembrando o descanso que os atletas tiveram logo após a paralisação do Brasileiro.

\"Essa preparação vai ser muito importante para o time dar um gás no Brasileiro, principalmente quando a competição estiver no final. Todos os outros clubes também têm esse intervalo, é claro, porém o que importa é saber aproveitar isso. E acreditamos que é isso que estamos fazendo\", completa Gustavo, satisfeito com o trabalho no clube.

Se o Fluminense escolheu o caminho do sul do país, o Flamengo foi em direção totalmente oposta. O clube rubro-negro fez parte de sua preparação nas regiões norte e nordeste, com treinos e amistosos. Mas, além da preparação física, técnica e tática de seu elenco, o técnico Ney Franco ainda viu outro aspecto favorável.

\"O carinho dos torcedores do norte e nordeste mostrou aos jogadores como funciona essa paixão pelo Flamengo na prática. Foi impressionante vermos aeroportos lotados de madrugada para recepcionar o time\", disse o treinador, contratado pelo time rubro-negro no dia 22 de maio.

Ainda novo na equipe, o técnico aproveitou o período para conhecer melhor seu elenco. \"Eu também pude conhecer alguns jogadores. Surgiram opções interessantes como o Renato Augusto [meia de 18 anos] e o próprio Toró\", disse.

O único problema encontrado com as viagens foi o desgaste físico dos jogadores, que ainda terão uma final de Copa do Brasil pela frente, além de mais 28 rodadas do Campeonato Brasileiro a serem disputadas.

\"Tivemos duas semanas boas. Uma na Gávea e outra em Manaus. Neste período deu para trabalhar bem o condicionamento dos jogadores. Mas na terceira semana ocorreram viagens desgastantes e aí dificultou um pouco\", afirma Geraldo Fabian, preparador físico rubro-negro.

Adversário do Flamengo na decisão da Copa do Brasil, o Vasco também esteve pelas regiões norte e nordeste. Mas apenas para dois amistosos - vitória sobre o São Raimundo por 2 a 1 e empate, usando um time reserva, com o Serrano por 2 a 2.

Amistosos
Outra novidade com relação ao início do ano foi a quantidade de amistosos já realizados pelos clubes. Ou até mesmo que ainda irão acontecer até a volta do Brasileirão, na próxima quarta-feira, dia 12 de julho.

Só o Botafogo já atuou em três oportunidades. O time alvinegro bateu o Tupi por 4 a 3 e uma seleção da segunda divisão mineira por 3 a 0, ambas em Juiz de Fora. Além disso, também venceu a Desportiva-ES por 3 a 1, em Vitória. No próximo sábado, os botafoguenses enfrentam o Atlético Sorocaba-SP, em Itu.

\"O mais importante dos amistosos é que com eles o time pode manter ou criar um padrão de jogo. Com partidas assim, os jogadores ganham um bom ritmo\", diz Rivadávia Corrêa, que não teme lesões em partidas assim. \"Todos seguram um pouco a pegada para ninguém se machucar, por isso não há problemas\", explica.

\"Todos os amistosos foram programados e os times que jogamos contra foram muito bem pensados. Só assim conseguimos manter o ritmo da equipe para a decisão muito importante que nós teremos\", diz, por sua vez, José Luís Moreira, vice vascaíno, pensando na decisão da Copa do Brasil. \"O Brasileiro também é importante, mas todos os nossos pensamentos estão voltados para as duas partidas que teremos pela Copa do Brasil\", ressalta.

Gustavo Mendes, do Fluminense, lembra que os jogos amistosos ainda servem para manter o grupo de atletas motivados. \"A comissão técnica pediu principalmente para os atletas não perderem ritmo de jogo, e o time também se acerta cada vez mais com esse tipo de partida\".

Geraldo Fabiano, preparador físico do Flamengo, dá seu aval para os jogos amistosos no período de paralisação. \"Essa opção pelos três amistosos foi acertada porque só jogando os atletas conseguem ganhar ritmo e melhorar a parte física. Vários jogadores que estavam debilitados, como o Leonardo Moura e o Ramírez, já estão no mesmo patamar dos demais\", encerra.

Fonte: Pelé.Net
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário