Futebol

Vasco e Ponte já se enfrentaram 41 vezes, com 13 vitórias cruzmaltinas

Mirando a recuperação dentro do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama retorna aos gramados neste domingo (06/08) para enfrentar a Ponte Preta pela última rodada do turno inicial da competição nacional. Na 10ª colocação, com 23 pontos, o Almirante irá em busca do triunfo no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), às 19 horas, para se aproximar da zona de classificação para a Taça Libertadores da América. 

Diante da Macaca, a comissão técnica vascaína ainda não poderá contar com força máxima. Além de Rafael Marques, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Cruzeiro, o Gigante da Colina entrará em campo desfalcado de algumas peças importantes, casos de Anderson Martins, Paulão, Ramon e Luis Fabiano. Os três últimos estão entregues ao CAPRRES, enquanto o primeiro ainda não atingiu o ápice da forma física. 

O zagueiro Breno e o volante Bruno Paulista, que não estiveram em campo no compromisso passado pelo Brasileirão, viajaram com a delegação para a cidade paulista e são opções para Milton Mendes no duelo de logo mais. Destaques no último triunfo do Cruzmaltino longe de seus domínios, os meias Mateus Vital e Guilherme e os atacantes Paulinho e Paulo Vitor também estão à disposição para a partida. 

Adversária do Vasco da Gama, a Ponte Preta precisa dos três pontos para aumentar sua vantagem para o São Paulo, primeiro time na zona de rebaixamento. O clube de Campinar irá adotar uma estratégia mais ofensiva para atingir o seu objetivo. A tendência é que o armador Renato Cajá atue no lugar do volante Jádson, aumentando assim a força do ataque da Macaca, que conta com Lucca, um dos artilheiros do Brasileirão. 

Ao longo da história, o Gigante da Colina mediu forças 41 vezes com a Macaca. O retrospecto é favorável ao clube de São Januário, que venceu 13 jogos, empatou 18 e perdeu 10. O último jogo em Campinhas aconteceu no Brasileirão de 2015, quando o Vasco venceu por 1 a 0. O trio de arbitragem da partida será composto por Sandro Meira Ricci, Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse, todos da FIFA. 

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 01/04/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 1
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Couto Pereira
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (38,89%)
Empates 6 (33,33%)
Derrotas 5 (27,78%)
Total 18
Gols
Marcados 26 (56,52%)
Sofrido 20 (43,48%)
Total 46
Saldo 6
Cartões
Amarelos 29 (90,63%)
Vermelhos 3 (9,38%)
Total 32