Futebol

Vasco e River Plate protagonizaram jogos históricos no final do século XX

Vasco da Gama e River Plate, dois dos times mais tradicionais da América do Sul, se enfrentam, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, na noite desta terça-feira (17) em partida amistosa de pré-temporada. E você sabia que os clubes foram grandes rivais no final dos anos 1990, quando ambos os elencos eram recheados de craques?

Pois é! No final do século XX, os times protagonizaram jogos históricos, com direto a semifinal de Conmebol Libertadores e também de Copa Mercosul. Inclusive, um jogo em específico foi tão marcante na história do Vasco que acabou virando parte de música da torcida carioca.

Ao todo, foram 13 partidas entre River e o Cruzmaltino, sendo nove delas por competições oficiais e as outras quatro amistosas. E são cinco vitórias para o Vasco, cinco empates e três triunfos dos argentinos.

E os oito duelos de 1997 até 2000 foram os que ditaram o tom da rivalidade entre os clubes. Então, relembre as partidas mais marcantes:

Supercopa da Libertadores de 1997

Os times se enfrentaram pela fase de grupos da Supercopa da Libertadores de 1997 e os Millonarios deram show nas duas partidas. Em Buenos Aires, mesmo com Edmundo, Evair e Juninho Pernambucano em campo, o Vasco foi goleado por 5 a 1.

Na partida de volta, no Rio de Janeiro, novamente com suas estrelas em campo, os comandados de Antônio Lopes não foram páreos para os argentinos. O River Plate ganhou de 2 a 0, com um dos gols sendo marcado por Marcelo Gallardo, ex-treinador do clube.

Libertadores 1998

O confronto mais importante acabou sendo nas semifinais da Libertadores de 1998. No jogo de ida, com gol de Donizete Pantera, o Vasco venceu e garantiu a vantagem do empate para a partida da volta.

No Monumental de Núñez, o River saiu na frente com gol de Sorín ainda no primeiro tempo. A partida ia se encaminhando para os pênaltis com o placar agregado empatado. Contudo, aos 36 minutos do segundo tempo, Juninho Pernambucano acertou linda cobrança de falta e empatou o duelo, garantindo a classificação dos cariocas para a final da competição.

Após este gol importante, Juninho foi eternamente apelidado de ‘Reizinho da Colina’ pela torcida cruzmaltina e ainda virou trecho de música. As frases “Contra o River Plate sensacional (gol de quem?). Gol do Juninho, monumental” foram colocadas dentro de uma das canções mais famosas da torcida vascaína.

Copa Mercosul 2000

Os últimos duelos entre as agremiações foram nas semifinais da Copa Mercosul de 2000, quando o Vasco não teve dó e venceu os dois confrontos. Liderados por Romário, os cariocas foram até a Argentina e golearam por 4 a 1.

Na volta, em São Januário, com gol de Juninho Paulista, o Cruzmaltino garantiu outro triunfo e se classificou para a grande decisão.

Agora, na noite desta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), por torneio amistoso, River Plate e Vasco se enfrentam pela primeira vez no século XXI. O duelo terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Fonte: ESPN
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri