Clube

Vasco emite nota oficial lamentando falecimento do vascaíno Ferreira Gullar

O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público expressar a sua profunda tristeza com o falecimento de Ferreira Gullar, que era dono de uma vasta e reconhecida obra poética. Natural de São Luís, no Maranhão, o ilustre vascaíno ocupava a cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras.

José Ribamar Ferreira faleceu no último domingo (04/12), aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Poeta, crítico da arte, dramaturgo, biógrafo, tradutor, ensaísta e memorialista, Ferreira Gullar era torcedor do Vasco da Gama. A paixão de uma das mentes mais brilhantes do Brasil pelo Gigante da Colina começou ainda na infância. 

Antes se mudar para o Rio de Janeiro, o poeta, ainda garoto, resolveu montar uma equipe de futebol de botão e adquiriu uma revista que costumava trazer fotos dos jogadores das equipes do país. A edição comprada trazia informações sobre o time vascaíno, que naquela altura já encantava com seus feitos. O acaso se tornou paixão e Ferreira Gullar passou a carregar o amor pelo Cruzmaltino em seu coração.

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (50,00%)
Empates 1 (50,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 2
Gols
Marcados 4 (66,67%)
Sofrido 2 (33,33%)
Total 6
Saldo 2
Cartões
Amarelos 2 (66,67%)
Vermelhos 1 (33,33%)
Total 3