Clube

Vasco emite nota oficial sobre caso de racismo em partida do sub-20

Ao fim da partida desta quarta-feira (20/11) entre Vasco e Flamengo, pela decisão do Campeonato Carioca Sub-20, o jogador rubro-negro Hugo afirmou ter sido vítima de insulto racista por parte de um torcedor, segundo ele, localizado nas Sociais de São Januário. No entanto, alguns pontos precisam ser ponderados em nome do devido esclarecimento dos fatos. 

O atleta não conseguiu indicar, com precisão, de onde teria sido proferido o referido insulto e tampouco identificar seu suposto autor. A equipe de seguranças que trabalhou nas Sociais também não registrou qualquer episódio de insulto nos termos citados pelo jogador Hugo. Caso contrário, certamente teria agido, de imediato, para identificar o autor e adotar as medidas cabíveis. 

Deve-se enfatizar também que, mesmo após o relato do atleta, o árbitro não paralisou a partida, conforme a recomendação diante de atos ou cantos discriminatórios, um indício de que ele próprio e seus auxiliares não verificaram qualquer caso conforme alegado pelo atleta.

É importante ressaltar, sobretudo, os inúmeros relatos nas mídias digitais de torcedores presentes nas Sociais negando ato ou grito de cunho racista contra o goleiro Hugo ou qualquer outro jogador. 

Este é um tema extremamente caro ao Vasco. O pioneirismo no combate à intolerância racial é sabidamente motivo de orgulho para o Clube e sua torcida. O Vasco e sua história não toleram qualquer tipo de preconceito, seja de que natureza for. O Clube e seus torcedores não permitem a presença de racistas em seu convívio. Portanto, conhecendo-se o vascaíno, é impensável que qualquer pessoa proferisse um insulto racista nas dependências de São Januário sem que isso causasse revolta e fosse repudiado pelos próprios torcedores ao redor. 

Dito isso, esperamos esclarecer de uma vez por todas que o Vasco e seus torcedores não compactuam com qualquer atitude deste tipo.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Barracas Barracas 0
    Copa Sul-Americana Estádio Florencio Sola
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (35,00%)
Empates 7 (35,00%)
Derrotas 6 (30,00%)
Total 20
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 33 (91,67%)
Vermelhos 3 (8,33%)
Total 36