Depois de uma sequência de sete jogos sem vencer, o Vasco deu sinais de reação na temporada. Já são três jogos invictos, e a goleada por 6 a 0 sobre o Santos empolgou ainda mais o cruz-maltino. Já alçado ao status de herói pela torcida, Fernando Diniz acumula números notáveis em sua segunda passagem na equipe. Nos 17 jogos sob o seu comando, o Vasco tem 5 gols de saldo — marca alcançada pelos três ou mais gols que a equipe marcou em todas as cinco vitórias.
No total, o desempenho do treinador ainda é baixo: são cinco vitórias, contra seis empates e seis derrotas, resultando em um aproveitamento de 41,2%. Mas os triunfos têm gosto especial: todos eles foram atuações que deixaram a torcida orgulhosa, vazando os adversários pelo menos três vezes. As vitórias mais magras do Vasco sob o comando de Diniz foram sob o São Paulo em maio e diante do CSA, há duas semanas: os dois jogos terminaram em 3 a 1.
A primeira vitória capital foi logo no segundo jogo de Diniz. O Vasco recebeu o Fortaleza em São Januário e não tomou conhecimento do time então comandado por Vojvoda, e aplicou um placar de 3 a 0 — o que representou também a saída momentânea da zona de rebaixamento. Duas semanas depois, venceu o Melgar pelo mesmo placar na fase de grupos da Sul-Americana, vitória fundamental para garantir a classificação aos play-offs.
Neste período, o Vasco só marcou duas vezes em uma partida: na derrota por 3 a 2 para o Mirassol, pelo Brasileirão, no início do mês. Mas em 10 dos 17 confrontos, a eficiência foi bem menor: na metade dos duelos o cruz-maltino até marcou, mas não conseguiu vencer; e nas cinco restantes não conseguiu balançar as redes.
Foram 26 gols marcados e 21 sofridos no período. O saldo de 5 gols é bem maior do que o da primeira passagem do treinador, em 2021, que terminou com -6 na conta (12 vezes em que vazou o adversário e 18 em que foi vazado). Mas o aproveitamento foi ligeiramente maior na época que terminou com o rebaixamento: com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, Diniz somou 41,6% dos pontos disputados.
Com a vitória, o Vasco deixou a zona de rebaixamento e agora ocupa a 16ª colocação na tabela, com os mesmos 19 pontos do Vitória, o primeiro time do Z4. Agora, as chances de disputar a série B em 2026 estão em 31,2% — uma queda em relação à 18ª rodada, quando chegou a 37,8% de probabilidade da degola, o pior índice até então. Para continuar se afastando da zona, o cruz-maltino precisa vencer o Juventude no Alfredo Jaconi, na próxima quarta-feira, às 20h.