Futebol

Vasco encara Itabaiana na reestréia de Edmundo em São Januário

Quase cinco anos depois, Edmundo voltará a vestir a camisa do Vasco em São Januário. E é justamente a casa vascaína – onde o time enfrenta o Itabaiana (SE) hoje, às 20h30min, pela Copa do Brasil – um dos habitats preferidos do Animal. Afinal, jogar na Colina pelo clube do coração é sinônimo de alegria para o
atacante e, muito mais, para os torcedores.

Até hoje, Edmundo disputou 48 jogos no estádio cruzmaltino e marcou 27 gols. Lá, impulsionado pela torcida, o Animal registrou um dos mais belos momentos em sua carreira: seis gols em um só jogo, na vitória de 6 a 0 sobre o União São João, no Brasileiro de 97. Naquele torneio, aliás, Edmundo marcou 18 gols em 14 jogos
no estádio.

Mas, hoje, além da classificação diante do Itabaiana – o empate classifica o Vasco – o atacante quer mais. É a chance para o ídolo se redimir com a torcida após um início um tanto turbulento em sua quinta passagem pelo clube. Após perder o pênalti na semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo, sua reestréia
pelo Vasco, na última semana o Animal discutiu com o técnico Alfredo Sampaio e deixou o treino na Colina.

Com o passar do tempo e a iminência de sentir novamente o caldeirão vascaíno pulsando em torno de sua presença, Edmundo partirá para cima do Itabaiana disposto a resolver seus problemas.

E terá esta chance endossado, justamente, pelo treinador Alfredo Sampaio.

– Edmundo treinou bem e joga. Houve um mal-entendido e a diretoria já conversou conosco. Somos profissionais, falamos sobre questões táticas e só. Ele é contratado do clube, uma peça importante. Mas há regras e deixei isso claro – garantiu Sampaio.

Nos braços da torcida e em seu estádio preferido, Edmundo vê o Itabaiana como presa fácil para um retorno animal à Colina.

Caldeirão já levou ídolo ao céu e ao inferno

Na casa vascaína, Edmundo já conheceu tanto o céu quanto o inferno. No dia 2 de fevereiro de 1992, o Animal estreou com a camisa do clube no estádio. Mais de cinco anos depois, no dia 11 de setembro de 97, Edmundo assombrou o Brasil ao marcar os seis gols do Vasco na goleada de 6 a 0 sobre o União São João. Na partida, o atacante ainda se deu ao luxo de desperdiçar uma cobrança de pênalti.

Mas quatro anos depois, a situação foi diferente. Com a camisa do Cruzeiro, Edmundo perdeu um pênalti e o time celeste acabou derrotado pelo Vasco por 3 a 0, com três gols de Romário. Como antes da partida o atacante havia declarado que não se sentiria bem marcando contra o clube do coração, ele foi demitido
pelo Cruzeiro ainda no vestiário.

Fonte: Lance
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117