Imprensa

Vasco encerra período de pré-temporada com sinais positivos; análise

O martelo ainda não está batido a respeito do time que enfrentará o Madureira, nesta quinta-feira. Mas ontem o Vasco encerrou o período de pré-temporada, após dois dias de jogos em dose dupla, com sinais positivos. Em Bacaxá, o cruz-maltino empatou com seu time alternativo em 3 a 3 diante do Sampaio Corrêa em noite de Orellano. No Uruguai, os comandados de Ramón Díaz garantiram a vitória sobre o Maldonado por 1 a 0, gol de Payet.

Se o empate no Brasil for “despedida” da garotada e do time alternativo do cruz-maltino, há uma herança significativa para Ramón Díaz. Nomes como Paixão, De Lucca, Leandrinho e até Orellano (por ora, de saída) deixaram boas impressões numa briga por espaço que deve ser acirrada com a volta do grupo principal ao Rio de Janeiro, ainda hoje.

O caso mais complexo é justamente o de Orellano. O argentino, que ficou para o Carioca precisamente por ter pedido para sair, foi destaque nas duas partidas. Ontem, era o jogador mais perigoso e criativo do cruz-maltino. Ainda marcou o golaço de empate (2 a 2), chutando da entrada da área.

É um caso que o Vasco trata corretamente como ativo valioso que precisa de valorização. Mas que merece, nos bastidores, uma nova tentativa de convencimento. Trata-se, também, de um jogador com características em falta no time principal, principalmente após a saída de Gabriel Pec: um ponta com soluções de jogo e poder de drible e criação.

Ontem, o time de William Batista não teve o mesmo brilho da vitória sobre o Boavista, na primeira rodada. Pelo contrário: o zagueiro Capasso, autor do primeiro gol em São Januário, viveu noite desastrosa em Bacaxá. Colocou o goleiro Halls — que também se complicou ao tentar o drible — na fogueira no gol de Max. No segundo tento do Sampaio, foi driblado facilmente antes de a bola chegar a Marcelo.

Payet comanda vitória no Uruguai

Foto: Leandro Amorim/VascoDimitri Payet contra o Deportivo Maldonado
Dimitri Payet contra o Deportivo Maldonado

O volante Barros, que havia perdido boas oportunidades na primeira rodada, deu a volta por cima mantendo o time vivo no fim do primeiro tempo, concluindo bonito de cabeça uma falta levantada na área por De Lucca. Ainda ficou perto de marcar um golaço de bicicleta. Na segunda etapa, vieram os gols de Orellano e de Paixão, seu primeiro como profissional — o atacante de 19 anos é outro que deve ganhar mais chances em 2024. Mas o Sampaio empataria num golaço de Gabriel Agú.

No Uruguai, Ramón Díaz fez novos testes. Jair e Payet iniciaram entre os titulares, em esquema com três defensores. O francês, que foi eleito homem do jogo, como já havia acontecido contra o San Lorenzo, atuou os 90 minutos e foi o grande destaque em partida de bons momentos coletivos do cruz-maltino.

O gol do francês já no segundo tempo, em chute da entrada da área após boa jogada de David e toque de Praxedes. A partida terminou em confusão. O clima já estava quente quando, nos minutos finais, Alfaro acertou Rossi violentamente. Com a confusão instalada, o uruguaio acabou expulso.

O Vasco retorna do Uruguai com duas vitórias e com o time claramente entrosado e afinado. E com Payet mostrando que pode ser o protagonista da equipe. Mas ainda tem lacunas claras, como nas pontas e na posição de volante. No Rio, Adson se juntará à equipe e reforçará a primeira. Quanto à segunda, o cruz-maltino segue no mercado.

— O Vasco sempre briga por títulos. Espero que chegue reforços, porque precisamos de reforços. Temos que seguir melhorando. Espero que o mais rapidamente possível — explicitou Medel ao ge após a partida.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário