Futebol

Vasco enfrenta o Avaí, o time mais violento do Brasileiro

Juninho Pernambucano, Diego Souza e até mesmo Dedé. O leque de opções do Vasco para cobrar faltas na partida contra o Avaí, nesta quarta-feira, é muito grande. E esta tem tudo para ser uma arma determinante na partida. Afinal, dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, o Avaí foi o que mais cometeu faltas. Ao todo foram 322. Para aumentar o otimismo, o Vasco é o segundo atrás apenas do Palmeiras em cobranças de falta ao gol: foram 36.

Destas, Juninho Pernambucano chutou 14. Considerado por um físico inglês o melhor cobrador do mundo, o Reizinho, que já marcou um gol desta maneira em sua estreia contra o Corinthians, é a principal arma vascaína. Outros nomes do elenco que podem surpreender são Bernardo e Felipe, mas o primeiro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o segundo, com dores no joelho direito, não viajou para Florianópolis.

O técnico Ricardo Gomes acredita que os dados são mais curiosos do que práticos. Isso significa que o Vasco não pretende mudar seu estilo de jogo para conseguir mais faltas na entrada da área ou até mesmo na intermediária, arriscando uma jogada ensaiada. O comandante acredita que as faltas devem sair de maneira natural.

- Não podemos mudar, pedir para cavar faltas... Se a gente impor o nosso estilo de jogo, as faltas vão acontecer de maneira natural. Fora que isso depende muito também do estilo de marcação que o adversário exerce, e isso pode mudar de jogo para jogo - explicou.

Em meio a grandes batedores, até mesmo Dedé já marcou o seu. Foi na vitória por 4 a 2 sobre o Duque de Caxias, pelo Campeonato Carioca (veja os gols ao lado). Na ocasião, Juninho Pernambucano ainda não estava no elenco. Hoje em dia, com a concorrência maior, Dedé admite que tem tido poucas oportunidades. Mas ele não reclama.

- O Juninho é sem sombra de dúvida o melhor cobrador do Brasil. O Bernardo também já mostrou o seu potencial. Temos também Felipe, Diego Souza... Eu já consegui um gol, mas tenho de respeitar a hierarquia. Além disso, falta é o momento. Se eu estiver bem confiante posso ir lá arriscar, mas a prioridade é dos outros - afirmou.

Fonte: ge
  • Sábado, 11/04/2026 às 17h00
    Vasco Vasco 1
    Remo Remo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (33,33%)
Empates 8 (38,10%)
Derrotas 6 (28,57%)
Total 21
Gols
Marcados 28 (54,90%)
Sofrido 23 (45,10%)
Total 51
Saldo 5
Cartões
Amarelos 35 (92,11%)
Vermelhos 3 (7,89%)
Total 38