Futebol

Vasco enfrenta o Botafogo visando se manter como "Rei dos Clássicos"

Quinze jogos de invencibilidade, a melhor campanha do Carioca e liderança da Taça Guanabara. Com Botafogo e Flamengo pela frente, o Vasco chega para semana mais importante do ano com o moral elevado. E as estatísticas ainda apontam mais um ponto a favor do clube quando tem rivais cariocas pela frente. Nos últimos 12 meses foram 13 confrontos diretos, com oito vitórias, quatro empates e somente uma derrota. Aproveitamento de 71,8%. 

A série começou justamente contra o Botafogo, rival de domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Em 29 de março de 2015, houve empate por 1 a 1, no Maracanã. Desde então, foram mais três duelos com o Glorioso, com duas vitórias nas finais do Carioca e o empate na primeira fase do Estadual de 2016. 

rival mais frequente e também mais batido é o Flamengo. Com cinco vitórias e dois empates, o Vasco eliminou o arquirrival do Carioca do ano passado, na semifinal, da Copa do Brasil, nas oitavas de final, e ainda fez a trinca com triunfos no Brasileirão e no Carioca. Já o Fluminense é o adversário mais complicado. O Cruz-Maltino venceu uma e perdeu outra. 

A derrota para o Tricolor, por sinal, foi a última do time de Jorginho, no dia 1º de novembro, no Engenhão, pelo Brasileirão. Desde então, são 11 vitórias e quatro empates. Capitão vascaíno, Rodrigo alerta para importância dos compromissos contra botafoguenses e rubro-negros para as pretensões do Vasco na Taça Guanabara: 

É onde vai definir tudo. Temos o objetivo de terminar em primeiro e sabemos o que vai nos levar para próxima fase. São nossos rivais e não tem como encarar de outra forma. São os jogos bons, onde todo mundo aparece. Gosto muito. Se fossem todos os clássicos, acharia bom. É quando aparecem os grandes jogadores. 

Jorginho, por sua vez, tenta tirar o peso da semana que tem pela frente e foca no duelo contra o Botafogo. Ao lado do Vasco, o time de General Severiano está invicto no campeonato e o treinador não quer saber de Flamengo no momento: 

- Não tem isso. Não dá para pensar nos dois clássicos. Primeiro, é o Botafogo. Tem que ter um bom resultado. Depois, vamos pensar no Flamengo. 

Depois do Botafogo, domingo, em São Januário, o Vasco encara o Flamengo no Mané Garrincha, em Brasília, quarta-feira, às 21h45, pela quarta rodada da Taça GB. O encontro com o Fluminense também acontece fora do Rio de Janeiro, dia 17 de abril, na Arena da Amazônia, em Manaus, pela sétima rodada. Com seis pontos, o Cruz-Maltino lidera a competição. 

Fonte: ge
  • Sábado, 05/09/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Terça-feira, 08/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé
    Copa Sul-Americana El Campín
  • Sábado, 12/09/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
Artilheiro
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 20 (40,00%)
Empates 14 (28,00%)
Derrotas 16 (32,00%)
Total 50
Gols
Marcados 67 (54,03%)
Sofrido 57 (45,97%)
Total 124
Saldo 10
Cartões
Amarelos 101 (91,82%)
Vermelhos 9 (8,18%)
Total 110