Futebol

Vasco enfrenta quatro times da parte de cima da tabela

Nas contas do matemático Tristão Garcia, as chances de rebaixamento do Vasco chegaram a 40% com os resultados de sexta e sábado pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 35 pontos em 13º lugar, o Cruz-Maltino está a um ponto do Z-4 e faz as contas: precisa somar pelo menos 10 dos 21 pontos restantes que tem para disputar.

Na atual rodada, o Vasco contou com a sorte: concorrentes diretos, Vitória, América-MG, Botafogo e Bahia foram derrotados. O Ceará, com um ponto a menos, ainda joga: enfrente o Atlético-MG, nesta segunda, às 20h, no Castelão. Para a sequência, precisa se recuperar e superar uma tabela complicada.

Entre os sete jogos que restam ao Vasco, estão um clássico, dois confrontos diretos contra equipes que lutam contra o rebaixamento e quatro jogos contra aqueles que ainda têm chances de título ou almejam uma vaga na Libertadores de 2019. O bom desempenho contra o Internacional na última sexta e o aproveitamento em casa dão ânimo para o time garantir a permanência.

O primeiro desafio é o clássico contra o Fluminense, mandante da partida, no próximo sábado, às 17h, no Maracanã. Para buscar a vitória, o time de Alberto Valentim tentará repetir o feito da semifinal do Campeonato Carioca, também no principal palco do futebol brasileiro, quando derrotou o Tricolor por 3 a 2 (veja gols no vídeo abaixo). Em 2018, o Vasco não perdeu para o Fluminense: além da vitória, houve dois empates (0 a 0 e 1 a 1).

Além disso, o desempenho do Vasco em clássicos na temporada não é dos piores: dos 12 confrontos contra rivais cariocas, venceu três, empatou seis e perdeu outros três (todos para o Botafogo). O aproveitamento é de 41,6%. Já aproveitamento em clássicos do adversário da próxima rodada é um pouco pior: 38,8% (três vitórias, cinco empates e quatro derrotas).

- Agora iremos trabalhar ainda mais forte, pois sábado tem mais um jogo complicado. Iremos enfrentar o Fluminense. É um clássico, mas precisamos dos três pontos e iremos em busca deles - disse o meia Andrey ao site oficial do Vasco.

Vasco em clássicos em 2018

Flamengo 0x0 Vasco - 4ª rodada da Taça Guanabara - Maracanã

Vasco 0x0 Fluminense - 4ª rodada da Taça Rio - Nilton Santos

Botafogo 2x3 Vasco - 6ª rodada da Taça Rio - Nilton Santos

Vasco 2x3 Botafogo - semifinal da Taça Rio - Nilton Santos

Fluminense 2x3 Vasco - semifinal do Campeonato Carioca - Maracanã

Botafogo 2x3 Vasco - final do Campeonato Carioca - Nilton Santos

Vasco 0x1 Botafogo - final do Campeonato Carioca - Maracanã

Flamengo 1x1 Vasco - 6ª rodada do Campeonato Brasileiro - Maracanã

Vasco 1x2 Botafogo - 9ª rodada do Campeonato Brasileiro - São Januário

Vasco 1x1 Fluminense - 13ª rodada do Campeonato Brasileiro - São Januário

Vasco 1x1 Flamengo - 25ª rodada do Campeonato Brasileiro - Mané Garrincha

Botafogo 1x1 Vasco - 28ª rodada do Campeonato Brasileiro - Nilton Santos

Entre os adversários das rodadas finais, quatro brigam por alguma coisa na parte de cima da tabela: Grêmio (11 de novembro, às 17h, na Arena do Grêmio), Atlético-PR (14 de novembro, às 19h30, em São Januário), São Paulo (21 de novembro, em São Januário) e Palmeiras (25 de novembro, em São Januário). Três confrontos serão em casa, onde o Vasco tem ótimo aproveitamento no Brasileirão.

Em São Januário, o Vasco tem 66,6% de aproveitamento: oito vitórias, dois empates e duas derrotas. Apesar do empate no Rio contra o Internacional na última rodada, o time segue apostanto no fator casa para garantir a permanência.

Maxi López fez o gol do empate do Vasco contra o Inter na última sexta-feira — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Se vencer as três partidas em São Januário, já soma nove pontos e precisaria de apenas mais um empate para alcançar os 45 pontos, pontuação que os matemáticos consideram suficiente para evitar o rebaixamento. A boa atuação contra o Colorado dá ânimo para o time seguir lutando.

- Para mim foi a melhor (atuação sob seu comando), junto contra Flamengo e Santos. Eu tenho elogiado tanto eles nos treinos. Seria um pecado se não tivéssemos empatado a partida. Temos que valorizar nosso ponto pela atuação do time - disse Alberto Valentim após o jogo da última sexta-feira.

Dois jogos decisivos para o Vasco serão contra os times da parte de baixo da tabela, que ainda não se livraram das chances de rebaixamento: Corinthians (17 de novembro, às 19h, na Arena Corinthians) e Ceará (2 de dezembro, no Castelão).

Para passar por esses adversários, porém, o Cruz-Maltino precisa superar um tabu no Brasileiro de 2018: vencer fora de casa. Jogando como visitante, o Vasco tem apenas 15,5% de aproveitamento: perdeu oito jogos e empatou sete.

- Estamos encarando todas as partidas como finais. Agora teremos mais sete decisões, então temos que ir para cima dos adversários para buscar os três pontos, mas sabendo que o importante é sempre estar pontuando - afirmou Andrey.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir