Futebol

Vasco está impedido de inscrever reforços na CBF

A torcida do Vasco fez festa com a chegada do atacante argentino Germán Cano, ontem (6), no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, mas para vê-lo oficialmente em campo, o clube terá que se acertar com a Justiça. Isso porque o Cruzmaltino acumula uma dívida de cerca de R$ 1 milhão com o atacante Jorge Henrique e, por falta de pagamento dos acordos, tem em sua mesa uma decisão da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) que o impede de registrar reforços na CBF por até seis meses. A sentença cabe recurso.

O UOL Esporte teve acesso à ordem processual nº 2 e verificou os detalhes de todo o imbróglio jurídico. O primeiro acordo com o jogador - que passou pelo clube entre 2015 e 2016 - foi feito em julho de 2018 ainda na gestão Eurico Miranda e, a partir de dezembro daquele ano, o Vasco passou a descumpri-lo.

Após as seguidas sinalizações de não pagamento por parte de Jorge Henrique, a CNRD — em novembro de 2019 — emitiu a ordem processual nº 1, aplicando uma advertência ao Vasco e exigindo que o clube cumprisse integralmente o acordo até 2 de dezembro de 2019.

Quando chegou a data estipulada, o Cruz-Maltino, segundo o documento, solicitou o prazo adicional de cinco dias para o cumprimento da obrigação e, em 10 de dezembro de 2019, o Vasco pediu mais 72 horas.

No parágrafo 17 da ordem processual nº 2, a relatora da CNRD, Ana Beatriz Macedo, reitera o esforço do órgão em conceder tempo ao clube para que ele cumprisse o acordo:

"(...) Ou seja, para além dos oito meses entre a apresentação do último comprovante de pagamento e a emissão da Ordem Processual nº 1, a CNRD concedeu ao CLUBE praticamente mais um mês para renegociar ou encontrar meios para saldar a dívida. Apesar disso, 40 dias se passaram desde a intimação da Ordem Processual nº 1 sem que o CLUBE tenha realizado qualquer novo pagamento".

Na decisão, datada em 17 de dezembro de 2019, a relatora ressalta ainda que se o Vasco não pagasse o valor integral a Jorge Henrique até o dia 20 de dezembro de 2019, a CNRD iria "aplicar ao clube a sanção de proibição de registrar novos atletas pelo período determinado de 6 meses", sugerindo que "a Secretaria da CNRD deve oficiar com urgência à Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF para que bloqueie o registro de qualquer novo atleta pelo clube".

Até o momento, Germán Cano é o único reforço anunciado pelo Vasco para 2020 no mercado da bola. O jogador ainda não aparece registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Procurado pelo UOL Esporte, o Cruz-Maltino informou que "está buscando solucionar a questão".

Jorge Henrique defendeu o Vasco entre 2015 e 2016. Neste período, o atacante de 37 anos foi bicampeão carioca e participou do grupo que foi rebaixado no Brasileiro de 2015. Foram 65 jogos e quatro gols. Atualmente ele está no Náutico.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0