Clube

Vasco estrutura sistema de franquias

A administração de Roberto Dinamite, no Vasco, enfrenta dificuldades para emplacar produtos licenciados. Quando uma empresa produz determinado item, por exemplo, o clube não tem como oferecer opções para distribuição, fator que emperra futuros negócios.

Para solucionar esse problema e, enfim, alavancar a comercialização de produtos do time, a diretoria de marketing do Vasco estruturou o sistema de franquias que será responsável por padronizar procedimentos e criar lojas oficiais pelo Brasil, cujo nome será unificado em \"Gigante da Colina\".

Atualmente, o time carioca está selecionando empresários interessados em abrir um estabelecimento, no qual poderá vender itens licenciados. Em São Paulo, até o próximo sábado (12), o marketing do clube apresenta o projeto na feira Franchising Expo, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

\"Iremos apresentar a coleção e captar interessados\", afirma o diretor de marketing, Marcos Blanco. Com o mesmo intuito, ainda será organizado um evento, provavelmente na sede náutica do clube, em julho. Serão convidados executivos e lojistas especializados em materiais esportivos de todo o Brasil.

Para aderir ao sistema vascaíno e possuir uma loja oficial, o empresário terá de desembolsar entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, segundo Blanco. \"Esse valor inclui a taxa de franquia, estoque, giro, tematização da loja, arquitetura, negociação do ponto, enfim, o pacote completo\", explica o diretor. A estimativa é que haja retorno em 18 a 36 meses.

O estabelecimento fixo, imóvel, não será a única opção. \"Iremos desenvolver quiosques e lojas itinerantes, carretas com produtos licenciados para jogos específicos no interior, por exemplo\", diz. A novidade dá continuidade à estratégia do marketing de ampliar a presença do clube em mercados fora do Rio de Janeiro, como no Nordeste e em Brasília, onde há ampla base de torcedores e potenciais consumidores.

\"Em outros lugares, como Manaus, Vitória e até Santa Catarina, há uma legião de vascaínos que nós temos de atingir\", avalia o diretor. \"Dessa forma, iremos passar o sentimento de unidade, mostrar ao torcedor que, ao comprar na loja oficial do clube, ele irá ajudar a reforçar a equipe\".

Até o fim de 2010, devem ser inauguradas de 10 a 12 lojas oficiais. A meta para os próximos cinco anos é criar rede com cerca de 100 pontos-de-venda. \"É um dos projetos da gestão Dinamite: criar um sistema de franquias que gere receitas diretas com rede de distribuição e alavancar contratos de licenciamento\", finaliza Blanco.

Fonte: Máquina do Esporte