Depois de ser derrotado para o Atlético-PR em Volta Redonda, o Vasco volta à Cidade do Aço para enfrentar o Cruzeiro nesta quinta-feira (3), às 20h. Será a segunda partida das seis que o Cruz-Maltino cumpre da perda de mandos de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Para este duelo, o técnico Milton Mendes ainda não poderá contar com o zagueiro Anderson Martins. Novidade no time, ele até chegou a viajar para Pinheiral, onde a delegação está concentrada, fez alguns treinamentos, mas ainda não está pronto fisicamente.
De acordo com o treinador do Vasco, o próprio jogador ainda não se sente seguro e a tendência é que, para o jogo contra o Palmeiras, na vigésima rodada, ele tenha condições de jogo.
– Já tive algumas conversas com ele (Anderson), trabalhou muito bem nesses dias. Estamos preparando o Anderson para o momento certo, talvez para o jogo contra o Palmeiras. Ele ficou 50 dias parado, treinando há pouco mais de uma semana e precisa de uma série de fatores importantes, como tempo de bola, posicionamento, batida para um jogador da posição e do nível dele – disse o comandante do Vasco.
Além de Anderson Martins, Breno e Luis Fabiano também não estão prontos fisicamente e desfalcam a equipe. Bruno Paulista sentiu o tornozelo na quarta-feira e a tendência é que não jogue. O lateral-esquerdo Ramon se recupera bem de um problema na coxa, mas sua participação no jogo é incerta. Se não atuarem, entram Wellington e Henrique, respectivamente. Por outro lado, Milton Mendes confirmou o retorno de Wagner, que estava em processo de transição do departamento médico para os gramados. Além do meia que teve uma boa passagem pelo Cruzeiro, Escudero também está confirmado.
As dúvidas no time titular são por ordem técnica: para compor a linha dos três meias mais avançados, existem duas opções – Mateus Vital ou Paulinho. No setor de ataque, a dúvida fica entre Paulo Vitor, com mais mobilidade, e Thalles, como referência ofensiva.
Cruzeiro irregular
Apresentando altos e baixos no Brasileirão, a equipe de Mano Menezes é nona colocada, com 23 pontos somados, mesma pontuação do Vasco. Nesta quinta, a equipe terá cinco desfalques: Alisson e Ezequiel, que não viajaram para Volta Redonda, Manoel e Cabral, machucados, e Diogo Barbosa, suspenso pelo terceiro amarelo. Por outro lado, o atacante Robinho está recuperado de lesão no músculo adutor da coxa esquerda e volta a ser relacionado após um mês fora. Se o momento não é dos melhores no Brasileirão, o Cruzeiro está entre os quatro melhores da Copa do Brasil: na semana passada, eliminou o Palmeiras nas quartas-de-final e irá disputar a semifinal contra o Grêmio.
A partida
Vasco x Cruzeiro - Campeonato Brasileiro Série A, 18ª rodada – 03/08/2017, às 20h
Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda - RJ)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Vasco: Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques, Jomar, Ramon (Henrique); Jean, Wellington (Bruno Paulista), Escudero, Wagner, Mateus Vital (Paulinho); Paulo Vitor (Thalles). Técnico: Milton Mendes.
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo Cerqueira e Bryan; Lucas Silva, Henrique, Elber, Thiago Neves e Rafinha; Sassá. Técnico: Mano Menezes.