Futebol

Vasco faz consultas e espera evitar queda até dia 27 de dezembro

 O Vasco entrou na noite da última sexta-feira com o pedido de reconsideração no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre a recusa do presidente Flávio Zveiter ao recurso pela impugnação da partida contra o Atlético-PR. Com o apoio de especialistas, a administração Roberto Dinamite tem a convicção de que a solicitação será incluída na pauta do Pleno.

A sessão está marcada para o dia 27 de dezembro. A data terá a apreciação do recurso dos clubes sobre as perdas de mando de campo definidas pela Quarta Comissão Disciplinar. Se o caso for avaliado como urgente pelo presidente, existe a remota possibilidade de uma sessão extraordinária ocorrer no dia 19.

"Entendemos e respeitamos o posicionamento do presidente. Mas queremos a reconsideração para que seja colocado o quanto antes em julgamento. Infelizmente, não tenho como julgar se será aceito e tampouco prever um prazo. Porém, acredito que uma resposta sairá o mais rápido possível pela velocidade do tribunal", afirmou a advogada Luciana Lopes.

Inclusive, a responsável pela defesa e o departamento jurídico têm consultado especialistas de diversas áreas ligadas ao direito para solucionar a questão a favor do Vasco. Tanto que existe a certeza de que o recurso vai ao Pleno mesmo em última alternativa.

Caso Flávio Zveiter não submeta a reconsideração ao tribunal, o Vasco vai entrar com um mandado de garantia, o que leva o caso obrigatoriamente ao Pleno. O que incomoda o jurídico cruzmaltino é a ausência de prazo para anúncio da decisão do STJD.

Presidente do Conselho dos Beneméritos do Vasco, Eurico Miranda foi consultado pela reportagem para falar sobre o caso. O cartola é um dos principais entusiastas na luta do Cruzmaltino pelos pontos perdidos até as últimas consequências.

"Ninguém me pediu ajuda diretamente, só opinião. Não tenho nada a ver com o processo, mas o Vasco deve recorrer em tudo o que é possível e o Pleno tem que apreciar. Não tem discussão", explicou Miranda.

O Vasco deseja provar que o Atlético-PR foi o responsável pela condição de realização da partida marcada pela briga entre torcidas nas arquibancadas da Arena Joinville. Desta forma, o clube pretende ser declarado vencedor nos tribunais, somar três pontos, e anular o rebaixamento, trocando de lugar com o Criciúma.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 05/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fluminense Fluminense 1
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 09/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 16 (39,02%)
Empates 12 (29,27%)
Derrotas 13 (31,71%)
Total 41
Gols
Marcados 56 (54,37%)
Sofrido 47 (45,63%)
Total 103
Saldo 9
Cartões
Amarelos 82 (91,11%)
Vermelhos 8 (8,89%)
Total 90