Futebol

Vasco fez 11 pontos nos últimos 10 jogos

O Vasco é o recordista de permanência consecutiva no G-4 do Campeonato Brasileiro. Já são 51 rodadas brigando pelas primeiras posições. Porém, o cobiçado posto está em risco pelo desempenho abaixo da média nos últimos 11 jogos, quando conquistou apenas dez pontos e atingiu 30,3% de aproveitamento - percentual equivalente ao dos times posicionados na zona de rebaixamento. O Sport, por exemplo, é o 17º colocado e somou 35% dos pontos disputados na competição nacional.

A queda cruzmaltina nos últimos compromissos é inegável. Desde que venceu o próprio time pernambucano, fora de casa, por 2 a 0, no dia 8 de agosto, o Gigante da Colina disputou 11 partidas. Venceu duas, empatou quatro e foi derrotado cinco vezes. Em 33 pontos disputados, o time somou apenas dez. Uma média ruim para quem briga pelo topo da tabela e ainda sonha com o título.

A baixa pontuação contribuiu para que São Paulo, Botafogo e Internacional se aproximassem. Com 44 pontos, o Vasco está em quarto lugar. Com dois pontos a menos, o time paulista vem em quinto. Os demais possuem 40 pontos.

No próximo sábado, o Vasco enfrenta o Figueirense, às 18h30, em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além das dificuldades recentes contra times que brigam na parte da baixo da tabela, o Cruzmaltino precisa vencer. Em caso de empate ou derrota, os comandados do técnico Marcelo Oliveira podem deixar o G-4 desde que o São Paulo vença o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira.

Na Colina histórica, a preocupação com a ameaça em perder o lugar “cativo” existe. No entanto, sempre que possível os jogadores exaltam o feito do Vasco em permanecer há tanto tempo entre os quatro melhores da competição. O objetivo de momento é corrigir os erros e impedir um fim de rodada desagradável no próximo fim de semana.

“Faz um bom tempo que estamos no G-4. A equipe está de parabéns. Tentamos manter isso e já batemos o recorde. Quanto mais, melhor. Temos uma pressão a mais com as equipes no pescoço, mas vamos manter a concentração. Essa sequência desde o ano passado é uma pressão para o Vasco, já que todos querem nos surpreender. Precisamos engrenar uma sequência de vitórias e encaixar cada vez mais o nosso jogo para evitar isso”, comentou o volante Nilton.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134