Futebol

Vasco fez uma excursão pelo continente africano em 1963

Conheça a história da excursão do Vasco pelo continente africano em 1963: Sol escaldante, risco de malária, brigas internas e grandes vitórias

Em 1963, o Vasco fez uma série de amistosos no continente africano. O clube visitou Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Sudão.

Além destes países, o Vasco no projeto inicial deveria ter visitado os países da África Portuguesa, como Angola e Moçambique.

Antes de ir para o continente africano, o clube passou por Portugal, sendo recebido na época pelo presidente do país, Américo Tomás, e visitando o túmulo do navegador Vasco da Gama. Lá deixou uma palma de bronze em sua homenagem.

No primeiro jogo na África, o Vasco ganhou do Stade d’Abidjan (Costa do Marfim), campeão da Liga de Costa do Marfim, por 3 a 0. Os três gols vascaínos foram marcados por Saulzinho que deixou os 17 mil torcedores que compareceram ao estádio boquiabertos.

O segundo jogo foi contra o Kotoco (Gana). O clube recebeu 30 mil dólares para ir ao país, porém quase não foi por conta de um surto de malária meses antes dos amistosos.

Houve muita discussão, mas o clube acabou encarando o desafio. Além da viagem de avião para Gana, o Vasco teve que fazer uma viagem de 270 kms de ônibus pelo país até a cidade de Kumasi. Novamente o Vasco venceu por 3 a 0.

Depois das duas grandes vitórias, o público ficou ainda mais curioso com os atletas vascaínos. No terceiro jogo, 30 mil compareceram para ver o Vasco empatar com o Real Republicans (Gana) em 0 a 0. O Vasco chegou a enfrentar uma temperatura de 47 graus durante estes jogos.

Depois dos jogos em Gana, o Vasco partiu para Nigéria. No primeiro jogo no país, o clube venceu a seleção da Nigéria, na cidade de Lagos, por 6 a 0. Os gols foram marcados por Célio (4x), Saulzinho e Lorico.

Depois deste jogo, existe uma divergência nos registros. O Correio da Manhã diz que o Vasco voltou a jogar contra a seleção da Nigéria Ocidental, desta vez vencendo pelo placar de 3 a 0. Enquanto isso, o Jornal do Brasil não mostra este jogo em seus registros.

Mas o que se sabe é que o Vasco fez mais dois jogos contra a Seleção de Lagos, vencendo por 2 a 1 com gols de Fagundes e Lorico, e o Western Rovers, vencendo por 3 a 1. Após os jogos, a imprensa nigeriana afirmou que o Vasco foi o melhor time de futebol que já passou pelo país.

Depois dos jogos na Nigéria, o Vasco partiu para Kartum no Sudão. Lá começou bem ganhando com facilidade do Al-Mourad por 4 a 1.

Depois deste jogo, o Vasco viu sua primeira derrota após 16 jogos sem perder no exterior. Perdeu por 2 a 1 para o Al-Hilal. O gol vascaíno foi marcado por Lorico. No último jogo no país, o Vasco empatou em 1 a 1 com o campeão do Sudão, o Al-Merreikh.

No meio da viagem pelo Sudão, o Vasco teve que enfrentar um conflito interno. O treinador do clube na época recebeu uma proposta de Cr$ 30 milhões do Sporting Lisboa. Curiosamente, o Sporting foi o primeiro time que o Vasco enfrentou após a passagem pela África.

O treinador afirmava também que o delegado do clube reprimia a todo momento os atletas, e que na excursão a seguir na Europa não gostaria de ver o mesmo comportamento por parte dos atletas vascaínos.

O treinador foi desligado por um momento, mas logo em seguida voltou para o cargo. O senhor Jorge Vieira teria chorado e pedido perdão. O fato é que o treinador tinha uma proposta do Sporting que não foi para frente. Em 1964, transferiu-se para o Fluminense e teve uma carreira longínqua. Passando por clubes portugueses, do Iraque, do México e até pela seleção de El Salvador.

O Vasco na Europa fez mais 5 amistosos, e inclusive tentou a contratação do craque do Real Madrid, Evaristo de Macedo, mas sem sucesso. O vice-presidente do Vasco, Jaime Soares, disse que o presidente do Real Madrid recuou no último momento.

Fonte: Papo na Colina
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário