Futebol

Vasco fica no Top 5 no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros

Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes no primeiro mês de 2023. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,8 milhões de seguidores durante o mês de janeiro. Os cinco clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de janeiro foram: Flamengo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Atlético Mineiro. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,9 milhão de inscrições, ou 67% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Flamengo se aproxima dos 53 milhões de inscrições no combinado de suas plataformas oficiais. O clube obteve o melhor desempenho do último mês ao somar cerca de 590 mil novas inscrições no combinado de suas redes. O Instagram foi o grande responsável por esse feito, na plataforma o Flamengo registrou 222 mil novos seguidores, o que representa 38% do total de suas novas inscrições. No TikTok, o “Rubro-Negro” foi  destaque com mais de 2.000 mil novos inscritos. O Flamengo liderou o crescimento entre os clubes nas demais nas demais plataformas: Facebook, YouTube e Twitter. Nesta última, o clube atingiu a marca inédita de 10 milhões de inscritos em seu canal oficial.

O Corinthians alcançou o segundo melhor desempenho de janeiro/23 ao registrar 435 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas. Com este resultado, o clube atingiu a marca de 32 milhões de inscrições. Seu melhor resultado foi no TikTok com mais de 2000 mil novas inscrições, seguido do Instagram com a adesão de 153 mil novos seguidores. As duas plataformas juntas representam 81% de todo crescimento do “Timão” no mês.

O Grêmio fecha o pódio mensal ao ocupar o terceiro lugar em crescimento do último mês. Foram quase 400 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O começo de 2023 foi positivo para o Tricolor Gaúcho, com a volta à Série A do Campeonato Brasileiro e com a apresentação de Luis Suárez. Com isso obteve destaque no TikTok, que concentrou 49% dos seus novos seguidores, o que representa aproximadamente 190 mil de novos inscritos. No Instagram, o Grêmio acumulou 138 mil novos seguidores, 35% de todo seu ganho.

O Palmeiras ocupa a quarta posição entre os que mais cresceram durante o último mês ao registrar a marca de 17 milhões de inscritos no combinado de suas redes sociais. Sobre seu desempenho no mês, foram cerca de 260 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. Só o Instagram contou com 105 mil novos seguidores, 41% do seu ganho total no mês, seguido do TikTok, onde clube somou 100 mil novas inscrições.

O Atlético Mineiro fechou o TOP5 de janeiro com 217 mil novas aquisições no combinado de suas redes oficiais e se tornou o oitavo clube nacional a ultrapassar os 10 milhões de inscrições no combinado de suas contas oficiais. O Galo obteve seu melhor desempenho no TikTok, onde concentrou 82% de seu resultado ao agregar mais de 190 mil novos seguidores na plataforma. Ainda no TikTok, o time mineiro tornou-se o sexto clube a bater a marca de mais de 1 milhão de inscritos na rede de vídeos curtos, e o primeiro clube de futebol fora do eixo Rio-SP a ultrapassar tal marca.

Destaque para o Santos que, ao agregar cerca de 150 mil novas inscrições, ultrapassou os 11 milhões de inscrições em suas plataformas oficiais. Novamente, o TikTok foi decisivo para esse resultado ao concentrar mais da metade (52%) de suas inscrições em janeiro.

Quem é que sobe (ou desce)?

Os rivais Fortaleza e Ceará seguem protagonizando uma disputa acirrada pelo posto de clube mais seguido do estado. No último mês, o Fortaleza somou mais de 20 mil novas inscrições e ultrapassou o Ceará, assumindo assim a 18ª posição no ranking geral. Ambos estão entre as cinco equipes mais seguidas da região Nordeste, juntamente com Sport, Bahia e Vitória.

A Portuguesa, de volta à elite do Campeonato Paulista após oito temporadas, ganhou duas posições ao superar Sampaio Corrêa e Cuiabá e assumiu a 37ª posição geral. Há um ano, o clube estava na 42ª posição do ranking.

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.

Fonte: Ibope Repucom
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário