Torcida

Vasco foi o 3º clube mais lembrado nas redes sociais em fevereiro

A MITI Inteligência realizou um estudo que analisou o buzz que o mundo do futebol causa na web 2.0. A pesquisa foi feita no período de 11 a 15 de fevereiro. Foram capturadas 112.206 interações citando os 20 principais clubes de futebol do País, da série A do Campeonato Brasileiro de 2011. Por meio da plataforma PostX foram monitorados Twitter, Facebook, YouTube, blogs e fóruns.

Para a gerente de inteligência e marketing da empresa, Elizangela Grigoletti, as mídias sociais trazem o famoso papo do boteco para o meio on-line. “O mundo esportivo também movimenta as redes sociais. Vários jogadores têm presença ativa na web e por consequência movimentam também as interações entre os próprios torcedores”, ressalta.

A pesquisa constatou que o clube mais popular nas redes sociais é o Corinthians, com mais de 25 mil menções, quase o dobro do segundo time mais comentado, o Flamengo, com menos de 13 mil. O principal motivo para esta condição foi a aposentadoria de Ronaldo, que aconteceu durante o período monitorado. Na terceira posição ficou o Vasco, com quase 12 mil interações. Graças a um placar elástico no jogo contra o América-RJ (9x0), o clube foi lembrado inclusive por torcedores de times rivais.

Na sequência vieram: Palmeiras, Botafogo, Santos, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Atlético MG, Avaí, Coritiba, Bahia, Figueirense, Atlético PR, Ceará, Atlético GO. O clube menos citado foi o América de Minas Gerais, com pouco mais de 30 comentários.

Considerando as citações dos quatro grandes times paulistas e dos quatro grandes times cariocas, que totalizaram 84,5 mil menções, o Twitter foi a rede responsável pelo maior número de interações, representando 54,99% do total. O Facebook gerou mais de 26 mil comentários, representando 31,63% das interações. Os blogs representaram 8,70%, com cerca de 8 mil menções, e o Youtube, entre vídeos e comentários, gerou mais de 3 mil citações no período analisado.

Torcida e Corinthians

Buscando entender de maneira mais aprofundada como o torcedor se comporta nas mídias sociais, a pesquisa filtrou o conteúdo relacionado às torcidas dos quatro maiores clubes do Brasil: Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Do total de 4.248 interações capturadas quando o assunto em pauta é a relação do torcedor com os times em questão, o Corinthians continuou sendo o mais citado, com mais de 50% das menções. Desse conteúdo, 40% se referia ao Ronaldo, demonstrando a importância do jogador para o clube e torcida. 58,12% do conteúdo apresentou um caráter neutro, 25,13% positivo e 16,75% foram comentários negativos - principalmente manifestações das outras torcidas que expressavam sua rivalidade e, por conseqüência, seu descontentamento com o ex-jogador Ronaldo.

Fonte: Meta Análise
  • Sábado, 01/08/2026 às 17h30
    Vasco Vasco 0
    Fluminense Fluminense 0
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quarta-feira, 05/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 09/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 15 (37,50%)
Empates 12 (30,00%)
Derrotas 13 (32,50%)
Total 40
Gols
Marcados 53 (53,54%)
Sofrido 46 (46,46%)
Total 99
Saldo 7
Cartões
Amarelos 77 (90,59%)
Vermelhos 8 (9,41%)
Total 85