Futebol

Vasco foi o terceiro clube que mais cedeu titulares para o Brasil em Copas

Os tempos são outros. Na vitória sobre a Sérvia, nenhum clube brasileiro esteve representado entre os jogadores escolhidos por Tite para iniciar o duelo. Os clubes que mais apareceram com seus atletas em campo foram Juventus (Alex Sandro e Danilo) e PSG (Marquinhos e Neymar). Porém, as Copas do século passado tinham a maioria de jogadores de equipes brasileiras.

Por isso, Botafogo, Flamengo e Vasco ainda são quem mais cederam jogadores para os times titulares do Brasil em Copas do Mundo.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O Glorioso é disparado o clube que mais vezes viu seus atletas vestindo a amarelinha desde o início em partidas do Mundial. Ao todo, foram 129 vezes. Tricampeão do mundo em 1970, Jairzinho foi quem mais representou o Brasil como atleta do Botafogo: 16 partidas como titular. O Furacão da Copa do México marcou nove gols e ainda deu duas assistências pela Seleção em Mundiais.

Nilton Santos (15), Didi (12), Garrincha (10), Bebeto (7) e Marinho Chagas (7) são outros alvinegros que ganharam espaço na seleção pentacampeã em edições da Copa do Mundo. Porém, o clube não tem nenhum jogador entre os principais da Seleção em Mundiais desde 1998, com Bebeto. O goleiro Jefferson foi convocado em 2014, mas ficou no banco em todos os compromissos da equipe.

Abaixo do Botafogo, o Flamengo é o segundo clube que mais "exportou" jogadores titulares para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Seus atletas somaram um total de 88 partidas desde o pontapé inicial. Ídolo do Rubro-Negro, Zico foi camisa 10 também no Brasil. O ex-meia atuou em oito partidas como titular da Seleção em Mundial além de outras seis quando entrou como reserva. No total, o Galinho marcou cinco gols e deu cinco assistências em Mundiais.

Ao todo, o Flamengo já teve sete campeões do mundo com a seleção brasileira. No primeiro título, em 1958, o clube emplacou quatro convocados: Zagallo, Joel, Dida e Moacir. Depois, rubro-negros fizeram parte das conquistas de 1970 (Brito), 1994 (Gilmar Rinaldi) e 2002 (Juninho Paulista). Considerando os titulares das campanhas do Brasil em Mundiais, os nomes com mais jogos entre os 11 iniciais foram Júnior Baiano (7), Brito (6), Zagallo (6), Toninho Baiano (6) e Juvenal (6).

O terceiro clube que mais cedeu jogadores para o time titular do Brasil na história da Copa do Mundo foi o Vasco da Gama. Foram 73 partidas entre os 11 iniciais de atletas do Cruz-Maltino. Ademir Menezes, Augusto, Barbosa, Bellini, Dirceu e Orlando Peçanha formam o sexteto com mais jogos de titular pelo Brasil, como atletas do Vasco, com seis partidas cada.

Artilheiro da Copa de 1950, Ademir Menezes era um dos dos principais nomes da seleção vice-campeã do mundo e um dos ídolos do Vasco. Outro nome de destaque do Vasco que brilhou pela seleção brasileira em um Mundial foi o zagueiro Bellini. Capitão da Copa de 1958, ele jogou todas as partidas da campanha do primeiro título como titular.

Foto: Arquivo CBF

Os quatro grandes de São Paulo e o Fluminense aparecem na sequência com muitos representantes entre os esquadrões do Brasil em Copas. Os primeiros times fora do país a entrarem no top-10 são da Europa: Barcelona (50) e Roma (44). Veja o ranking completo abaixo:

Clubes que mais cederam jogadores titulares para o Brasil na história da Copa do Mundo

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário