Clube

Vasco inicia nova testagem e avaliação física dos jogadores

A segunda-feira marcou o retorno das atividades no Vasco. Em São Januário, jogadores se reapresentaram e passaram por nova testagem para a Covid-19 e uma avaliação física (veja abaixo como foi o dia dos demais clubes). A terça-feira, quando começa a liberação total das atividades por parte da prefeitura do Rio, terá continuidade desta pré-temporada fora de época.

Somente jogadores, preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas e médicos estiveram em São Januário - o CT do Almirante foi desativado. Para tal, cumpriram um rigoroso protocolo de segurança para diminuir a chance de contágio (veja o passo a passo abaixo), algo simulado no final de abril. Os 16 atletas que testaram positivo continuaram em isolamento nas suas residências.
 

Veja como é o passo a passo do jogador no Vasco

Triagem: jogador, membro da comissão técnica e funcionário chegam ao estádio, em horário separado por grupos, em seus veículos e já vestidos para o treino. Antes de descer, respondem a questionário sobre eventuais sintomas e estado de saúde, inclusive de quem mora com ele. Têm a temperatura medida por termômetro infravermelho, o que evita o contato. Recebe kit individual para hidratação e suplementação.

Estacionamento e cabine: estaciona o veículo em área pré-determinada para evitar aglomeração. Ao descer, passa pela cabine de desinfecção. Ela é nos mesmos moldes das instaladas pela Prefeitura pelo Rio.

Treino: vai até o campo em área sinalizada e isolada, evitando o contato e sem passar pelo vestiário. O treino é individual e separado por grupos em espaço que prevê distância dos demais companheiros. No Vasco, o campo será dividido em cinco quadrantes, por exemplo. Como as refeições não estão liberadas, ao término do trabalho, retorna ao seu veículo.

Volta para casa: novamente sem passar pelo vestiário, vai até o seu veículo e se dirige para casa. Cada atleta já recebeu quantidade de uniformes para os treinos. Eles terão de ser lavados em casa.


E os outros clubes?

Dos clubes de menor investimento, somente os que são da cidade do Rio ou treinam na capital do estado, como é o caso do Boavista, que retornaram aos trabalhos. Os times que disputam o grupo do descenso também seguem sem atividades presenciais. Confira a situação de cada um.

Macaé - clube ainda não voltou ao treinos por conta do decreto municipal.

Volta Redonda - ainda não voltou por conta do decreto municipal. Somente treinos on-line.

Madureira - Atividades de fisioterapia e recuperação muscular, segundo o clube, seguindo os protocolos e os grupos alternados da última semana.

Resende - o clube novamente informou que não irá se manifestar sobre o retorno ao futebol.

Cabofriense - clube ainda não retornou às atividades. Equipe ainda aguardando liberando municipal.

Nova Iguaçu - no grupo que luta contra o descenso, clube ainda sob decreto municipal e não retornou às atividades.

America - está no grupo do descenso e ainda não retornou às atividades.

Americano - está no grupo do descenso, mas já se garantiu na Seletiva do ano que vem. Jogará para cumprir tabela e ainda não tem previsão de volta aos treinos.

Portuguesa - já tinha voltado aos treinos e manteve no mesmo jeito nesta segunda-feira, com fisioterapia.

Friburguense - já se salvou do descenso e não tem mais jogos oficiais na temporada pela frente. Atividades paradas e sem previsão de retorno.

Boavista - retornou aos trabalhos na última quarta-feira. Fizeram uma nova bateria de exames nesta segunda-feira. Clube, inclusive, divulgou um vídeo, mostrando como foram as atividades desta segunda-feira. Retorno com bola ainda sem previsão.

Bangu - Na parte da tarde teve reapresentação em Moça Bonita de acordo com a rotina de atividades que vem sendo feitas, seguindo as orientações do protocolo Jogo Seguro. O grupo fez trabalho de reabilitação e avaliações físicas.

Fonte: (ge)
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir