Vasco investe em sistema utilizado pela Juventus, PSG e Arsenal

01/02/2019 às 12h12 - CLUBE

O Club de Regatas Vasco da Gama não investiu somente na contratação de reforços para a temporada 2019. Visando um melhor desempenho neste novo ano, o Cruzmaltino mostra que está atento as novas tecnologias e com a chegada de Daniel Gonçalves, novo Coordenador Científico, vem trabalhando com um sistema de monitoramento de última geração, utilizado pela Seleção Brasileira e por grandes clubes da Europa como Juventus (ITA), Paris Saint-Germain (FRA) e Arsenal (ING). O equipamento é um GPS: Stastports, que monitora a carga de treinamento e facilita a comissão técnica a tratar os jogadores de maneira individualizada. 

- O monitoramento de carga no futebol moderno é essencial para que a gente conduza o treinamento de maneira específica, individualizada procurando obter ganhos em nível coletivo. Acreditamos que os melhores agentes preventivos de lesão é justamente neste controle de carga. Por isso temos esse equipamento com GPS que nos promove o monitoramento em tempo real. Este equipamento é utilizado pelas principais equipes europeias: Juventus, PSG, Arsenal... aqui no Brasil a Seleção também utiliza. Esse uso permitirá que o clube, a equipe se desenvolva monitorando, vendo como é a performance em treinos, jogos e assim permitindo que o treinamento dos jogadores seja cada vez mais específico - afirma Daniel.

O Coordenador Científico também explica que para um rendimento melhor de cada atleta, não é só necessário ter um equipamento de última geração. Para Daniel Gonçalves, o perfil atual dos atletas é de cada vez mais profissionalismo e com as informações obtidas através do sistema em tempo real, a fisiologia consegue mapear exatamente o que os atletas necessitam. 

- O profissionalismo do atleta de futebol fica cada vez mais evidenciado. É um engano acreditar que um atleta de futebol para ser profissional, treinar cada vez mais, ele deva passar mais que 60 a 90 minutos dentro do campo. Normalmente essa duração de um treinamento de um jogador no Brasil e no mundo. Temos cada vez mais aumentar o tempo de permanência do atleta nas medidas pré e pós treino. É muito importante o atleta chegar precocemente e o clube estar cada vez mais sendo enfático nesses processos, como alimentação antes do treino - explica, ressaltando a importância dos trabalhos preventivos aliados a boa alimentação: 

- Os atletas chegam aqui uma hora e meia antes do treino justamente para realizar os trabalhos preventivos e recuperativos. Isso também é importante para que eles convivam e aumentar a relação pessoal entre eles. No pós treino também são realizadas medidas recuperativas e o controle de carga nos ajuda muito para individualizar esses processos. Orientando o que o atleta deve fazer antes, depois e muitos deles são incentivados e tem o interesse em receber as informações daquilo que foi realizado dentro do treino.

Fonte: Site oficial do Vasco