Clube

Vasco já demonstrou interesse formal em retornar ao EAFC

Com a crescente expectativa dos fãs de futebol digital, o retorno do futebol brasileiro ao FIFA (EAFC) está mais próximo de acontecer. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já recebeu uma proposta oficial da Eletronic Arts, desenvolvedora do simulador EAFC — nova marca da antiga franquia FIFA — para a inclusão da Seleção Brasileira e dos clubes do Brasileirão com licenciamento completo, incluindo jogadores reais, escudos e uniformes oficiais.

O movimento ganhou força após declaração de Marcelo Paz, CEO do Fortaleza e presidente da Liga Forte União (LFU), que revelou trabalhar ativamente para que os clubes brasileiros voltem a ser representados no principal simulador de futebol do planeta. Hoje, as principais agremiações do país estão divididas entre duas entidades: Libra e LFU, o que antes dificultava as negociações em bloco.

Futebol Brasileiro perto de voltar ao FIFA: CBF analisa proposta da EA e Vasco já se posiciona

Do outro lado, o jogo concorrente E-Football, da Konami, chegou a firmar acordos individuais com alguns clubes do Brasil, mas sem o mesmo impacto global que a franquia da EA costuma gerar. A nova proposta pode mudar esse cenário, dando aos clubes brasileiros mais visibilidade internacional — algo que se tornou prioridade para vários dirigentes.

Informação exclusiva: Vasco sinaliza interesse em retornar ao FIFA

De acordo com apuração exclusiva do site Papo na Colina, o Vasco da Gama já demonstrou interesse formal em retornar ao EAFC. A diretoria do clube acredita que participar do simulador pode ajudar na expansão da marca vascaína no cenário internacional, principalmente entre o público jovem e os fãs de games.

Enquanto o Vasco já se posiciona de forma positiva, o Flamengo, principal rival do clube, ainda não tomou uma decisão sobre o tema. O impasse pode representar uma vantagem estratégica para o time cruzmaltino, que busca formas de se destacar dentro e fora de campo.

A tendência é que a resposta da CBF sobre a proposta da EA seja conhecida em breve. Se aprovada, será a primeira vez, após anos de ausência, que o futebol brasileiro estará totalmente licenciado no FIFA (EAFC), com Seleção Brasileira, Série A e os principais clubes do país disponíveis para os jogadores ao redor do mundo.

Fonte: Papo na Colina
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21