Futebol

Vasco joga mal e perde para o Juventude

O Vasco não conseguiu somar ponto na tarde deste sábado, no confronto com o Juventude, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Alfredo Jaconi, na serra gaúcha, num dia de frio e neblina, o time cruzmaltino perdeu por 2 a 0, desperdiçando a oportunidade de chegar à faixa da competição que leva à Libertadores da América 2008.

O resultado traz alívio à equipe do Rio Grande do Sul, que segue na zona do rebaixamento, mas sobe, chega aos 0 pontos, e dá sobrevida ao treinador, que poderia cair no caso de mais um tropeço. Flávio Campos, que já é o segundo técnico do clube no Brasileirão - ele substituiu Ivo Wortmann, que caiu após derrota na primeira rodada - corria o risco de ser demitido neste começo de semana se não vencesse.

Curiosamente, em 19 confrontos na história do campeonato, a supremacia é grande do Juventude, que chegou a sua sexta vitória. Nos outros 13 confrontos ocorreram 10 empates e apenas três resultados favoráveis ao Vasco, que neste sábado tentava manter a ascensão - após uma goleada sobre o Santos por 4 a 0 na rodada anterior - mas viu o plano frustrado.

Na próxima quinta-feira a equipe carioca retorna ao estádio de São Januário, diante de sua torcida, recebendo o Atlético-PR, enquanto o Juventude, que provavelmente já esteja com treinador novo, no mesmo dia estará outra vez se apresentando em casa, contra o Náutico.

O jogo

O Juventude, em situação desesperadora no campeonato, jogou-se à frente em busca da vitória, mas além de demonstrar muita gana pouco apresentava de objetivo e não chegava a assustar a meta de Sílvio Luiz.

A primeira boa chance acabou sendo favorável ao Vasco, aos 15min, quando Leandro Amaral, após contra-ataque, chutou de fora da área, no canto direito de Michel Alves, que defendeu com firmeza.

O dono da casa seguiu sem levar perigo ao time visitante e o que de melhor fez no primeiro tempo foi uma cabeceada de Leonardo Silva, aos 35, quando a bola passou perto do poste direito.

Bem mais assustadora foi a oportunidade desperdiçada por Guilherme, aos 40. Ele invadiu a grande área pela esquerda e chutou rasteiro, acertando a trave de Michel Alves. Mas foi só e o empate sem gols foi um retrato honesto do que ocorrera na etapa inicial.

\"Tá difícil, estou isolado ali na frente e os zagueiros deles são altos\", reclamou o atacante vascaíno Leandro Amaral, no intervalo. Ao mesmo tempo, descendo para o vestiário oposto, o volante William, do Juventude, admitiu que \"o nosso time está errando no momento do passe final e, além disso, o gramado escorregadio atrapalha\".

Veio o segundo tempo e o confronto recomeçou com demonstração de maior ambição do Juventude, que passou a arriscar chutes de longa distância, como o de Renato, logo aos 3min, obrigando Sílvio Luiz a uma defesa difícil.

Aos 6, num cruzamento rasteiro da direita, Eber desperdiçou chance claríssima de abrir o marcador para a equipe de Caxias do Sul, errando a conclusão sobre a risca da meta vascaína.

O técnico Celso Roth, sentindo o momento difícil, mandou para campo o estreante Perdigão - ex-Inter - que substituiu Rafael. O Vasco passou a administrar o setor central do gramado um pouco melhor.

Na seqüência, chance clara de marcar, momento em que Guilherme, aos 20, invadiu a área da equipe gaúcha a dribles e mandou a bola no canto inferior direito, mas o goleiro defendeu bem.

O Vasco vivia seu melhor momento no jogo quando ocorreu o gol do Juventude, aos 29min. A bola foi cruzada da ponta direita e Marcão apareceu bem na cara de Sílvio Luiz e após se antecipar aos zagueiros cabeceou no canto direito.

Mais seguro com a vantagem, o time gaúcho administrou bem os 15 minutos finais do confronto e ainda fez o segundo gol, aos 44min através de Renato, se recuperando no Brasileirão com o 2 a 0 sobre o Vasco.

Juventude
Michel Alves; Barão (James), Wescley, Leonardo Silva e Zé Rodolpho; Marcão, William, Júlio César e Renato; Michel (Gilvan) e Éber (Ivo)
Técnico: Flávio Campos

Vasco
Silvio Luiz; Jorge Luiz, Julio Santos e Dudar; Wagner Diniz, Roberto Lopes (Martin Garcia), Amaral, Conca (Ernane), Rafael (Perdigão) e Guilherme; Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth

Data: 7/7/2007 (sábado)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Sílvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Auxiliares: Marinaldo Silvério e Marcelino Tomaz de Brito Neto ((SP)
Cartões amarelos: Marcão, Leonardo Silva (Juventude); Dudar, Julio Santos, Guilherme (Vasco)
Gols: Marcão (aos 30min) e Renato (aos 44min do 2º tempo)

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir