No Maracanã lotado, Vasco e Fluminense empataram em 2 a 2 neste domingo. O clássico foi digno do enorme público que compareceu ao estádio.
Com o resultado, o Tricolor se manteve na liderança com 33 pontos conquistados, mas vê o Corinthians mais próximo, já que o Timão venceu o São Paulo e agora a diferença caiu para dois pontos. O Vasco chegou aos 21 pontos, ultrapassando o rival Flamengo no Brasileirão.
GUM ABRE O PLACAR LOGO NO INÍCIO
A expectativa para o clássico era enorme, tanto que o reflexo foi visto nas arquibancadas do Maracanã. E o jogo não fez por menos, Vasco e Fluminense desde os minutos iniciais demonstraram que a partida seria eletrizante. Logo aos 6 minutos, o Tricolor mostrou a razão de ser o líder do Campeonato Brasileiro.
Conca cobrou escanteio para Gum, que após ter o cabeceio defendido por Fernando Prass, teve o oportunismo de um artilheiro acreditando na jogada e pegando o rebate para chutar com força para o fundo do gol do Vasco. O gol não mudou o panorama do clássico. O jogo ganhou em velocidade. O Vasco buscando o empate enquanto o Flu procurava ampliar.
VASCO EMPATA COM ÉDER LUÍS
O clássico continuava bastante equilibrado, quando Carlos Alberto fez bela jogada individual em uma incrível arrancada coroada pelo brilhante passe nas costas da zaga tricolor para Éder Luíz que, cara a cara com Fernando Henrique, só teve o trabalho de desvias para empatar a partida, tudo igual no Maraca e fim de primeiro tempo.
VIRA-VIRA NO MARACA
Na volta para o segundo tempo o Fluminense voltou imprimindo um ritmo muito forte e chegou com perigo por duas vezes. Mas em um contra-ataque rápido, Carlos Alberto levou a melhor sobre Diguinho, que dormiu no ponto, e ficou com a bola na dividida para mais uma vez servir um companheiro. Fáger, livre, recebeu outro belo passe do camisa 19 para chutar cruzado sem chances para Fernando Henrique. Vira-vira no Maraca.
FLU, MELHOR, EMPATA
O Fluminense não sentiu a virada e foi com tudo atrás do empate. Se Diguinho vacilou no segundo gol do Vasco, Felipe igualou o \"mole\" ao tentar sair driblando na pequena área cruzmaltina. Emerson, ligado, roubou a bola e cruzou para o meio da área. A bola ficou dividida e Julio Cesar ficou com ela para bater de direita e igualar o placar. Tudo igual de novo.
DECO ENTRA, MAS O EMPATE SE MANTÉM
A torcida do Fluminense foi ao delírio quando viu Deco entrar para estrear com a camisa tricolor. O camisa 20 chegou a fazer uma boa jogada individual com a habilidade característica, mas acabou desarmado. Aos 41, o luso-brasileiro teve a chance de entrar para história em seu primeiro jogo. Julio Cesar cruzou da esquerda para o meia embaixo do gol e livre de marcação chutar por cima do travessão de Prass. Final, 2 a 2.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 2 FLUMINENSE
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/08/2010, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA/RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (FIFA/RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Renda/público:
Cartões amarelos: Fernando, Zé Roberto, Carlinhos (VAS); Leandro Euzébio, Emerson (FLU)
Cartões vermelhos:
Gols: Gum, 6\"/1ºT (0-1); Éder Luís, 37\"/1ºT (1-1); Fágner, 2\"/2ºT (2-1); Julio Cesar, 14\"/2ºT (2-2)
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Fernando e Carlos Alberto; Nilton, Rafael Carioca, Rômulo (Alan, 24\"/2ºT) e Felipe (Carlinhos, 20\"/2°T); Zé Roberto e Éder Luís. Técnico: PC Gusmão.
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Leandro Euzébio, Gum e André Luis; Mariano, Diguinho (Deco, 29\"/2ºT), Diogo, Conca e Julio Cesar; Emerson e Washington (Fernando Bob, 38\"/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.