Mercado

Vasco monitora executivos e coloca Jorge Macedo na mira

Com o fim do Campeonato Brasileiro, o Vasco vai intensificar os contatos em busca de um diretor executivo de futebol. O clube aguardava o término da temporada para voltar ao mercado, tendo em vista que as opções tentadas anteriormente fracassaram, como Anderson Barros e Eduardo Frelland, que seguiram no Palmeiras e Botafogo, respectivamente.

O Vasco já tem alguns alvos. Um deles é Jorge Macedo, diretor executivo do Ceará nas últimas duas temporadas. O dirigente está em fim de contrato e surge como possibilidade pela experiência em grandes clubes, como Internacional e Fluminense.

Além dos nomes que estão em pauta, o Vasco monitora alguns executivos que estão empregados, mas podem estar livres no mercado nos próximos dias. São os casos de Rui Costa, Paulo Bracks e Diego Cerri, diretores de São Paulo, Internacional e Grêmio, respectivamente. Os três sofrem grande pressão pelos desempenhos frustrantes de seus clubes na temporada.

Sonho e realidade

Ídolo do Vasco, Juninho Pernambucano anunciou recentemente que vai deixar o Lyon em janeiro, clube em que exerce a função de diretor executivo. A notícia foi recebida com muito entusiasmo no Cruz-Maltino, porém a situação é tratada como um sonho difícil de se realizar.

De acordo com o canal Atenção Vascaínos, o presidente Jorge Salgado entrou em contato com ex-jogador e pretende formalizar uma proposta. O Jogada10 apurou que isso pode acontecer, porém sem muitas pretensões por parte do Vasco. Entende-se que o clube tem a obrigação de tentar, mesmo sabendo que dificilmente Juninho irá aceitar.

Um dos motivos que fez Juninho antecipar a sua saída do Lyon é o desejo de ser treinador, dificultando ainda mais um acerto com o Vasco para um cargo executivo.

Enquanto sonha com Juninho Pernambucano, o Vasco tem como realidade Fernando Prass, que atuou com o eterno camisa 8 nos anos de 2011 e 2012. O ex-goleiro negocia um retorno ao Cruz-Maltino para exercer a função de coordenador técnico, como adiantou o Jogada10, no último dia 2 de dezembro.

O acerto deve acontecer na semana que vem, quando Fernando Prass retorna ao Brasil. O Vasco está confiante no desfecho positivo da negociação, mas prega a cautela, tendo em vista que outros clubes também estão interessados na contratação do ex-goleiro, agora gestor de futebol.

Fonte: Jogada 10
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13