Vasco muda de patamar com Luxemburgo e se distancia do Z4

03/10/2019 às 08h13 - CLUBE

Já são oito pontos longe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após a vitória de ontem (2) sobre o Atlético-MG por 2 a 1. Nunca antes nesta edição da competição o Vasco conseguiu atingir tal distância. Já dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2020, a equipe mudou de patamar na disputa nacional pelas mãos do técnico Vanderlei Luxemburgo, embora o treinador siga mantendo seu discurso cauteloso que adotou desde a chegada, em maio deste ano.

"O Vasco não vinha tendo resultados, mas vinha jogando bem. Vitória importante, mas não muda nada na minha cabeça. Objetivo é manter o time na Primeira Divisão. Estamos no caminho certo", declarou.

Os pés no chão de Luxa já contrastam um pouco com o discurso dos jogadores, que não escondem que já começam a vislumbrar voos mais altos no Brasileirão.

"Quem está no nosso dia a dia sabe que somos um grupo batalhador, que merece brigar por coisas maiores. Estamos demonstrando isso dentro de campo", declarou o volante Marcos Júnior, autor do gol da vitória sobre o Atlético-MG ontem (2), ao Sportv.

Com seu jeito sincero, Luxemburgo deixou no ar a continuidade do seu trabalho na próxima temporada e lembrou da situação de salários atrasos que o clube enfrenta.

"Vocês vão me cobrar coisas que não me permitem nesse momento. Se o Vasco estivesse equilibrado e em ordem... Não vou mentir para o torcedor. Não estou aqui para ganhar títulos este ano. Ano que vem é outra história, vou conversar com o presidente se vai continuar com salários atrasados, com os problemas... Esse ano não posso discutir nada. Continuo com salários atrasados", destacou.

Caso o Vasco vença o Santos neste sábado (5), às 17h, em São Januário, o time poderá se aproximar da primeira parte da tabela do Campeonato Brasileiro, o grupo dos dez primeiros.

Para a zona de classificação para a Copa Libertadores de 2020, porém, a distância ainda é grande: são dez pontos.

Luxa tem quase 50% de aproveitamento

Desde que chegou, Vanderlei Luxemburgo aumentou consideravelmente os números do Vasco e, levando em conta somente o desempenho após sua estreia, o time cruzmaltino está com quase 50% de aproveitamento, longe dos que brigam contra o rebaixamento. São 26 pontos em 18 jogos.

A equipe que antes da chegada do treinador perdia 75% das partidas, agora perde somente 33%, provando que o trabalho do comandante tem grande influência.

Fonte: UOL